Windows 10: Microsoft faz forcing para levar utilizadores para o Windows 11
7 Fevereiro, 2024A Microsoft continua a dar conta de que o Windows 10 está cada vez mais próximo do seu fim de vida útil, já que a data está a aproximar-se rapidamente… É preciso dizer que o Windows 11 está disponível há mais de 2 anos e a Microsoft está a trabalhar ativamente no Windows 12, que poderá chegar ao mercado mais cedo do que era inicialmente previsto.
A gigante americana acaba de relançar uma campanha de comunicação bastante agressiva, transmitindo slides a convidar os utilizadores que puderem a mudar para o Windows 11 antes que isso seja tarde demais. A situação é bastante complexa para a Microsoft: atualmente mais de 70% dos equipamentos de TI do mundo operam com o Windows 10. E para piorar a situação: o Windows 11 exige que os utilizadores tenham uma configuração relativamente recente com um chip TPM 2.0, um secureboot e não é compatível com determinados processadores…
Na verdade, é difícil para os utilizadores atualizarem o seu hardware simplesmente para beneficiarem das melhorias do Windows 11. Especialmente porque a mudança é assustadora quando se trata do sistema operativo: a Microsoft já dececionou bastante no passado e a maioria dos utilizadores permanece cauteloso quanto à ideia de atualizar para o Windows 11.
Independentemente disso, o Windows 10 não vai beneficiar de mais de qualquer atualização significativa até 2025, e a Microsoft está a aproveitar esse ultimato, e os riscos de segurança iminentes, para encorajar fortemente os utilizadores a instalar a versão mais recente do seu sistema operativo.
Isso vem na forma de 4 painéis que são exibidos em ecrã completo quando os computadores inicializam o Windows 10. O primeiro slide revela que essa mudança é gratuita. O segundo especifica que a mudança é fácil e que é possível continuar a utilizar o computador durante a migração, a terceira lista as vantagens do Windows 11. Já a última oferece a opção final de permanecer no W10 ou mudar para o novo SO.
Microsoft quer forçar utilizadores a deixarem de utilizar o Windows 10
Como sempre, esta comunicação continua bastante intrusiva e complicada por parte da Microsoft. Talvez a marca tivesse conseguido sem impor uma ficha técnica tão restritiva… Da forma como está, a Microsoft deixará milhões de dispositivos em risco a partir de 2025, e talvez seja a oportunidade que faltava para muitos dos seus concorrentes.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.