Microsoft deixa de fornecer atualizações para algumas versões do Windows 10

Microsoft deixa de fornecer atualizações para algumas versões do Windows 10

21 Janeiro, 2023 0 Por Joel Pinto

Parece claro que a Microsoft está focada no Windows 11, com o Windows 10 a ser suportado principalmente como uma opção para pessoas que não são elegíveis para a versão mais recente do seu sistema operativo.

Indicações recentes chegaram da própria Microsoft, que revelou que irá deixar de vender licenças do Windows 10 no seu site até o final deste mês, juntamente com a empresa a lançar uma atualização de recurso sem brilho para o seu sistema operativo. Agora, está a "penalizar" ainda mais as versões mais antigas do Windows 10.

Além de lançar a atualização de visualização cumulativa KB5019275 para Windows 10 para corrigir alguns problemas existentes e exibir novos alertas de armazenamento, a Microsoft também colocou um aviso importante no seu changelog:

Após março de 2023, não há mais versões de visualização opcionais e não relacionadas à segurança para as edições com suporte do Windows 10, versão 20H2 e da versão 21H2. Apenas as atualizações de segurança mensais cumulativas (conhecidas como versão "B" ou Update Tuesday) continuarão para essas versões. O Windows 10, versão 22H2 continuará a receber segurança e versões opcionais.

É importante observar que a versão 20H2 já está sem suporte para a maioria das edições, mas é compatível com clientes Enterprise, Education e IoT Enterprise até 9 de maio de 2023. Por outro lado, a versão 21H2 é compatível com Home, Pro, Pro Education e Pro para SKUs de estações de trabalho até 13 de junho de 2023 e até 11 de junho de 2024 para clientes Enterprise, Education e IoT Enterprise.

Versões antigas do Windows 10 deixam de ser atualizada já a partir de março

Estas são as duas versões do Windows 10 afetadas por este anúncio e não receberão as atualizações opcionais de visualização da Microsoft a partir de março deste ano. Eles ainda receberão atualizações de segurança cumulativas até ao final do seu ciclo de vida.

Isso significa que, no futuro, a versão 22H2 é a única versão com suporte do Windows 10, e que terminará completamente dentro de poucos anos.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.