Rocket League: bots com inteligência artificial causam estragos online

Rocket League: bots com inteligência artificial causam estragos online

21 Janeiro, 2023 0 Por Sandro Sotto

Já faz muito tempo desde que os sistemas baseados em IA conseguiram humilhar os humanos em muitos jogos. Seja no xadrez, no Texas Hold'em, ou no DOTA 2, um grande clássico do e-sport, esses algoritmos não dão hipótese aos seres de carne e osso. E isso está a começar a tornar-se num problema para o editor do popular Rocket League.

Há alguns anos, esses confrontos entre humanos e máquinas eram sobretudo testes científicos destinados a testar o desempenho desses algoritmos. Todos eles foram organizados por empresas com recursos financeiros significativos que empregam grandes especialistas com habilidades raras.

Mas com o tempo, o público em geral também se familiarizou com essas tecnologias. Hoje, mesmo que continuem a ser os líderes indiscutíveis, a aprendizagem de máquina não é mais reservado aos titãs da disciplina. Os indivíduos começaram a desenvolver os seus próprios bots com inteligência artificial - e, ao contrário da DeepMind e similares, raramente é uma pesquisa básica.

Alguns programadores mal-intencionados começaram a programar bots com um objetivo radical: utilizar cheats em jogos competitivos para chegar ao topo das tabelas de classificação. E nos últimos meses, é a elite do Rocket League quem pagou o preço.

Esse problema, já bastante conhecido na comunidade, veio à tona após a publicação de um artigo da Wired. O site americano noticiou as palavras de Reed "Chicago" Wilen, que atualmente veste a camisa do G2 Esports. Com vários primeiros lugares em grandes eventos e mais de $ 450.000 em ganhos acumulados, o americano de 21 anos é uma das estrelas deste cenário competitivo.

O interessado está, portanto, habituado a enfrentar adversários de altíssimo nível. Mas numa área em particular, que é o drible, nenhum deles chega perto do Nexto, um bot com habilidades sobre-humanas.

O Rocket League é um jogo baseado em física que é muito fácil de entrar, mas imensamente difícil de dominar do ponto de vista técnico. Para alcançar os níveis mais altos, os jogadores devem aprender a manobrar o seu veículo para mover delicadamente uma enorme bola enquanto multiplicam as acrobacias, mantendo-se sempre atentos aos seus arredores.

Alguns jogadores especializaram-se nesse aspeto do jogo e, após milhares de horas de treino, adquiriram um tremendo controlo sobre a bola. Mas isso continua desproporcional à eficiência diabólica do Nexto. "O seu drible perfeito causa estragos em qualquer jogador", disse Reed Wilen à Wired.

Originalmente, o Nexto foi projetado como um recurso de código aberto pela RLGym, uma comunidade de fãs bem-intencionada. O objetivo era torná-lo uma ferramenta a serviço da comunidade. Por exemplo, ele pode servir como sparring para ajudar jogadores avançados a trabalhar a sua capacidade de executar, ou defender-se, de dribles elaborados. Ele não tinha absolutamente qualquer vocação para jogar partidas reais.

Mas, aparentemente, os espertos conseguiram burlar essa situação e sequestram o Nexto para jogar para eles em jogos competitivos. Resultado: os jogadores aproximaram-se dos níveis mais altos da escada sem ao menos tocar no seu comando. Um quebra-corações para aqueles que passaram horas a tentar dominar o básico do jogo.

Felizmente, embora o drible de Nexto seja assustador, ele ainda fica muito aquém dos profissionais em outras áreas do jogo. Então, se Chicago é para ser acreditado, ele não ameaça a supremacia dos jogadores de elite absoluta… pelo menos para já.

Porque nos bastidores, entre os programadores da versão legítima do Nexto, o bot continua a ganhar força. Em pouco tempo, ele pode tornar-se tão bom nas outras componentes do jogo. Se os hackers conseguirem sequestrar essas novas versões, isso pode significar um desastre para a integridade da competição.

Inteligência Artificial está a causar dores de cabeça no Rocket League

Para tentar acabar com isso, a Psyonix assumiu a liderança. O editor do jogo lançou uma grande campanha de caça aos cheats no Rocket League. Segundo a Polygon, os programadores estão a preparar uma série de ferramentas para caçá-los. Com especial atenção para quem usa super-bots.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Sandro Sotto

Licenciado em Educação Física e apaixonado por novas tecnologias e gadgets. O meu hobbie alem da família e os amigos são os desportos motorizados e mais recentemente comecei a dedicar-me ao mergulho.