Análise Inzone M9: O companheiro perfeito da PlayStation 5

Análise Inzone M9: O companheiro perfeito da PlayStation 5

21 Janeiro, 2023 0 Por Joel Pinto

No final de junho de 2022 a Sony anunciou ao mundo a Inzone, uma marca voltada para os videojogos, que tem como publico alvo todos aqueles que jogam algumas horas, e diariamente, jogos de PC, e especialmente jogos como Warzone, Fortnite, Counter-Strike e muito mais.

Um dos produtos que inicialmente foram anunciados, temos o Inzone M9, um monitor que nada tem haver com a Sony Interactive Entertainment, mas que tem o ADN da PlayStation 5. E como pode ter percebido pelo titulo deste artigo, ele é dedicada à análise desse monitor, que posso desde já garantir, que é provavelmente o melhor monitor gaming que alguma vez testei.

Este Inzone M9 é um monitor de jogos relativamente pequeno e que não ocupa muito espaço na mesa. O seu design parece ter sido inspirado na PlayStation 5, uma vez que conta com acabamentos em preto e branco. A maior parte da parte traseira é branca, enquanto a parte inferior que abriga as portas é preta. A única fonte de cor vem de uma faixa de LED na parte traseira.

Em vez do suporte habitual em forma de V que vem com a maioria dos monitores, o suporte deste Inzone M9 é literalmente um tripé, com um eixo central que suporta o ecrã e duas pernas mais finas que lhe fornecem suporte. Como o eixo é definido num ângulo de 45 graus, o ecrã desliza em sua direção quando o abaixa e afasta-se quando o deslizamos para cima. Confesso que essa foi uma situação que demorei a habituar-me, já que estou habituado a monitores que deslizam para cima ou para baixo ao longo de um eixo vertical. Aqui não podemos inclinar o ecrã para a esquerda ou para a direita, o que significa que terá que mover o monitor para obter o seu ângulo de visão preferido.

Ele conta com uma boa quantidade de portas na parte traseira. Entre elas temos uma entrada para um fone de ouvido, três portas USB-A, uma porta USB-B, uma USB-C, e duas portas HDMI 2.1. Há também um joystick OSD (exibição no ecrã atrás do monitor para entrar no menu para definir as configurações de exibição.

O Inzone M9 possui um painel LCD IPS de 27 polegadas com a resolução 4K (3.840 x 2.160), com 144Hz de taxa de refrescamento e tempo de resposta de 1ms. Os modos de imagem predefinidos incluem Standard, jogo FPS, Cinema, Game1 e Game2.

Em relação aos dois primeiros modos, o Standard oferece uma imagem equilibrada para jogos e conteúdo. O modo FPS otimiza o brilho e o contraste para facilitar a visualização dos inimigos. Talvez seja porque não sou um jogador competitivo, ou que jogue jogos FPS com frequência, mas não senti que o modo FPS me tenha dado alguma vantagem.

O modo Cinema é um recurso exclusivo da PlayStation 5, que entra em ação automaticamente quando assistimos a conteúdo de streaming. Já o Modo Game1 (a configuração padrão para jogos) minimiza o atraso de entrada para fazer os jogos funcionarem melhor, o Modo Cinema muda o foco para o processamento de imagem para fornecer uma imagem geral mais forte. Este é um ótimo recurso que certamente lhe irá poupar a dor de cabeça de criar modos de jogo e imagem separados na sua TV.

Falando em recursos específicos da PlayStation 5 (que foi com ela que testei este monitor), o mapeamento de tons Auto HDR reconhece automaticamente os monitores de jogos Inzone durante o processo de configuração inicial e otimiza as configurações de HDR da consola. Este é outro recurso de economia de tempo que permite evitar que ajuste manualmente as configurações de HDR da consola.

Em termos práticos, senti que este Inzone M9 oferece qualidade de imagem e brilho fantásticos. Isso é especialmente verdadeiro em jogos como o Spider-Man: Miles Morales, com as suas densas ruas cobertas de neve e reluzentes torres de vidro. Não perdi a oportunidade de testar o The Last os US Parte 2, já que a série da HBO veio relembrar que é um dos melhores jogos de sempre da PlayStation, e os detalhes subtis, bem como as cores, são simplesmente fantásticos.

O Inzone M9 é um monitor extremamente completo. Como suporta HDMI 2.1, ele pode exibir certos jogos da PlayStation 5 em 120fps. Testei o Fortnite nesse modo (e continuei a ser fraco a jogar), mas revelou ser algo completamente diferente daquilo que estava habituado, já que ficamos perante um jogo realmente muito mais fluido e o problema poderá ser voltar a ter de jogar a 60fps.

Outros jogos da PlayStation 5, como Astro's Playroom e Gran Turismo 7 funcionam perfeitamente com este monitor. Não sou o maior fã de simuladores de corrida, mas na verdade gostei de jogar GT7 por causa da sua belezas. No entanto, foi mesmo no Fortnite e no Miles Morales onde notei grandes diferenças, porque consegui jogar os mesmos a 120fps.

Já em conteúdo não relacionado a jogos, como os vídeos 4K UHD do YouTube, tudo fica impressionante bom neste Inzone M9.

Inzone M9

A maioria dos altifalantes dos monitores tende a quase não ter médios ou graves, e aqui não é diferente. Quer fossem jogos ou vídeos do YouTube, tudo parecia medíocre. A minha sugestão é que utilize um par de fones de ouvido para jogar, ou ver o seu filme/série favorita. Nos meus testes, fui utilizando uns Astro A30, que também estava a testar, mas sobre os mesmos, podem saber tudo aqui.

A interface do sistema do Inzone M9 apresenta um fundo cinza transparente, letras brancas e o destaque roxo da linha Inzone. Foi fácil e intuitivo navegar pelos vários menus do monitor graças ao seu joystick OSD responsivo.

Por outro lado, pode controlar as configurações do monitor através da aplicação Inzone para PC (que não testei). No entanto, através desse hub pode ajustar todas as configurações de imagem mencionadas diretamente no seu PC.

Veredito Final Inzone M9

Aos poucos a Sony vai abraçando áreas de negócio de onde estava desligada. E o lançamento deste monitor vem para colmatar aquela que era uma das maiores lacunas da empresa, a de não ter dispositivos voltado para os jogos.

Este Inzone M9 é um verdadeiro concorrente direto para os melhores monitores lançados por empresas com créditos firmados no negócio de dispositivos para jogos. Talvez falte um pouco de marketing para a marca Inzone, mas este é garantidamente o melhor ecrã para jogos, com 27 polegadas, que alguma vez utilizei.

Se a Sony tivesse batizado este monitor de PlayStation M9, talvez a sua procura já tivesse sido 10 ou 15x superiores (não sei os números de vendas). O Inzone M9 tem o ADN da PlayStation 5 e consegue tirar todo o proveito desta consola, pelo que considero fazem um par perfeito.

Tirando o som, que já revelei ser um dos pontos menos positivos deste monitor, só o seu preço não é do meu agrado, já que está atualmente a ser vendido por cerca de 1099 euros. Ainda assim, a minha nota para o Inzone M9 é:

Este monitor foi-nos gentilmente disponibilizado pela Sony para que fosse possivel a realização desta análise. Se quiser, pode aceder à página oficial do produto aqui.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.