Microsoft deixa de vender licenças para o Windows 10 ainda este mês

Microsoft deixa de vender licenças para o Windows 10 ainda este mês

19 Janeiro, 2023 0 Por Joel Pinto

No final deste mês de janeiro, a Microsoft deixará de vender licenças, no seu site, para ativar o Windows 10. Isso é válido tanto para a versão Pro como para a versão Home do sistema operativo.

No seu site, a Microsoft revela que:

Após 31 de janeiro de 2023, o download do Windows 10 não será mais oferecido para venda. O Windows 10 ainda terá suporte com atualizações de segurança que ajudam a proteger o seu computador contra vírus, spyware e outras ameaças até 14 de outubro de 2025.

A mensagem é acompanhada de um link onde a empresa apresenta o Windows 11. De fato, a Microsoft gostaria que os utilizadores migrassem para o seu sistema operativo mais recente, daí o interesse em interromper a venda de licenças para o Windows 10. Isso significa, que a partir de 1 de fevereiro de 2023 a empresa apenas irá disponibilizar licenciamento para o Windows 11.

Porém, vale ressaltar que quem desejar pode tecnicamente continuar a adquirir licenças para o Windows 10. Como? Em revendedores. É verdade que os revendedores são inundados por fornecedores terceirizados quando se trata de licenciamento. Por exemplo, há licenças para o Windows 10 Home a serem vendidas por meia dúzia de euros, ou o 10 Pro por menos de uma dezena de euros. No entanto, esses não são revendedores autorizados, já que o valor das licenças na Microsoft são respetivamente de 145€ e 259€.

Licenças do Windows 10 deixam de ser vendidas no site da Microsoft

Como lembrete, a Microsoft encerrará o suporte para o seu anterior sistema operativo a 14 de outubro de 2025. Isso significa que a partir dessa data a empresa deixará de disponibilizar atualizações com novos recursos ou correções de segurança. Em relação ao Windows 11, a Microsoft ainda não anunciou a data de fim do suporte.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.