Google anunciará, até ao final do ano, o encerramento do Stadia

Google anunciará, até ao final do ano, o encerramento do Stadia

30 Julho, 2022 0 Por Joel Pinto

Anunciado em 2019 com ambições de revolucionar o mercado de videojogos, o Google Stadia parece estar longe de ter uma aceitação que era esperado. A verdade é que já passou muito tempo, e até ao momento o numero de assinantes do serviço está muito longe do que a empresa esperava ter.

Como tal, não surpreendente que comessem a surgir os primeiros rumores que apontam para que o Google Stadia encerre as suas portas até ao final do ano. É verdade que actualmente não passa de rumores, mas quando esses rumores vêm de várias fontes diferentes, algo pode mesmo estar a ser preparado.

No passado mês de Fevereiro, o Business Insider foi o primeiro a dar conta da hipótese da Google encerrar o Stadia, despertando a reacção da Google, que quase de imediato negou a notícia. De Fevereiro até agora nada tinha surgido. No entanto, há algumas novidades e não são positivas para a Google e a sua controladora, Alphabet: basta olhar para os dados financeiros referentes ao último trimestre fiscal para perceber que as condições para cortar custos, eliminando sectores de actividade não rentáveis, estão presentes e o Stadia está nesse lote. De forma mais geral, deve-se dizer que a Google nunca teve muitos problemas em descontinuar um dos seus muitos serviços.

Analisando este rumor mais em detalhe também pode ser enganoso, mas amplamente aqueles que o espalham argumentam - com base em supostas informações fornecidas por um gerente regional (não identificado) da Google - que dá conta de que essa informação já foi revelada aos funcionários. Supostamente, de momento ainda não há uma data exacta para a interrupção do serviço, que poderia acontecer até ao final do verão.

Google Stadia Android

Estará a Google prestes a encerrar o Stadia?

Outro detalhe sobre o qual podemos começar a reflectir diz respeito à referência, e ao facto de que os recursos do Stadia não serão transferidos para outros serviços, nem da Google, nem de terceiros, ao contrário do que foi proposto no passado. Assim, estaria previsto um encerramento total com procedimentos relativos de reembolso para quem tem uma assinatura ainda activa.

Para refutar aqueles que acreditam que o Stadia é de facto um projecto que tem os dias contados, a Google fez relativamente pouco nos últimos meses: além de continuar a expansão do catálogo de jogos suportados, e anunciou uma grande renovação da Store no passado mês de Maio. Enquanto isso, as outras empresas que fizeram investimentos significativos no mercado de jogos na nuvem não ficaram ociosas, propondo a sua alternativa como parte de uma oferta mais estruturada.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.