Google aperta as regras na Play Store: Mais segurança e menos desinformação

Google aperta as regras na Play Store: Mais segurança e menos desinformação

29 Julho, 2022 0 Por Joel Pinto

Numa tentativa constante de tornar os seus serviços mais seguros, e ao mesmo tempo combater a desinformação, a Google anunciou algumas mudanças nas regras da Google Play Store.

As mudanças entrarão em vigor em etapas, e nos próximos meses, e incluirão actualizações das regulamentações existentes e novas; além disso, foi dado tempo aos programadores para se adaptarem (até 27 de Agosto) tanto para novas aplicações como para aquelas já publicadas.

Aqui ficam as mudanças mais importantes anunciadas pela Google para a Play Store

Novas regras

  • Em vigor a partir de 30 de Setembro de 2022
    • Adicionaremos novas directrizes de política de anúncios para melhorar a experiência do utilizador na aplicação e proibir intersticiais inesperados, com base nas directrizes do Better Ads Standards para experiências de aplicações para dispositivos móveis.
  • Em vigor a partir de 1 de Novembro de 2022
    • Introduziremos novos requisitos para a declaração FLAG_SECURE na política de uso ilegal de dispositivos e redes, para explicar que todas as aplicações devem estar em conformidade com a declaração FLAG_SECURE e não devem facilitar, ou criar, soluções alternativas para ignorar as configurações FLAG_SECURE em outras aplicações.
    • Introduziremos novos requisitos na política de permissões para explicar que todas as aplicações devem ter uma funcionalidade central aceitável para usar a classe VPNService. Também adicionamos algumas indicações sobre o uso da classe VPNService nos principais requisitos.
  • Em vigor a partir de 31 de Julho de 2023
    Apresentaremos um novo requisito de permissão limitada para a API Exact Alarm para explicar que as aplicações só precisam de declarar essa permissão se a sua funcionalidade principal exigir um alarme exacto. As aplicações que declaram a nova permissão limitada, mas não atendem a esses critérios, não serão permitidas na Play Store.
Play Store

Actualizações dos regulamentos existentes

  • Em vigor a partir de 31 de Agosto de 2022
    • Actualizaremos as directrizes de desinformação de saúde para explicar que não são permitidas aplicações que contenham informações de saúde enganosas que contradigam a posição partilhada actual no sector médico ou que possam prejudicar os utilizadores.
    • Actualizaremos as políticas de roubo de identidade para esclarecer que essas políticas proíbem o roubo de identidade de outras organizações ou entidades. Também adicionamos alguns novos exemplos de títulos e ícones de aplicações.
  • Em vigor a partir de 30 de Setembro de 2022
    • Actualizaremos a política de assinatura para explicar que os utilizadores precisam de cancelar facilmente as suas assinaturas na aplicação.
  • Em vigor a partir de 1 de Novembro de 2022
    • Actualizaremos o nosso Programa Family Certified Car Announcement SDK para exigir que os fornecedores Certified Auto Announcement SDK enviem as novas versões de automóveis certificadas e em conformidade com as regulamentações, bem como uma aplicação de teste, para permanecer no programa. Saiba mais sobre SDKs de anúncio de carro familiar certificado.
    • Actualizaremos as recomendações de stalkerware existentes com um sinalizador “IsMonitoringTool” para todas as aplicações de monitorização legítimas. Na descrição da Google Play Store de todas as aplicações que utilizam esta ferramenta também é necessário declarar a funcionalidade de rastreamento.

Em suma, é bom sinal que a Google queira tornar uma das lojas de aplicações mais utilizadas, ainda mais segura, mas, como toda as vezes que mudanças significativas são introduzidas, inicialmente algo pode correr mal. Não seria de estranhar que algumas aplicações fossem afectadas pelas alterações que serão feitas, como o DuckDuckGo, que utiliza uma VPN para bloquear anúncios.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.