FIFA anuncia nova tecnologia para detectar os fora de jogo que vai utilizar no mundial do Qatar

FIFA anuncia nova tecnologia para detectar os fora de jogo que vai utilizar no mundial do Qatar

1 Julho, 2022 0 Por Joel Pinto

A FIFA anunciou uma nova tecnologia que vai utilizar já durante o mundial do Qatar, que se realiza mais perto do final do ano, que servirá para detectar eventuais fora de jogo. Trata-se de uma tecnologia semi-automática que é alimentada pela inteligência artificial, e que promete tomar decisões rápidas e precisas.

Se a tecnologia em questão detectar o fora de jogo, de imediato enviará um alerta para a equipa de arbitragem, e segundo a própria FIFA, estamos a falar em algo que acontece quase em tempo real.

Para quer tudo isso seja possível, doze câmaras são instaladas em pontos fulcrais nas cobertura dos estádios que captam todos os movimentos da bola e até 29 pontos do corpo de cada jogador... e tudo isto 50 vezes por segundo. Estes 29 pontos incluem, sobretudo, as extremidades do corpo do atleta que são levadas em consideração no momento de detectar um fora de jogo.

Além disso, a bola que vai ser utilizada durante o Mundial do Qatar, tem incorporada no seu centro um sensor que envia informações para um computador, cerca de 500 vezes por segundo, o que permite ter de imediato calculado o exacto momento em que a bola é passada/rematada.

Com todos estes dados, a tecnologia desenvolvida pela FIFA calcula com enorme precisão as posições exactas da bola, e dos jogadores no terreno do jogo, compara as extremidades do corpo dos atletas através da inteligência artificial, e envia para os videoárbitros (VAR) um alerta sempre que um jogador se encontrar em fora de jogo.

fora de jogo

Mundial do Qatar contará com novo tecnologia para determinar os fora de jogo

Todos os alertas são validados pelo VAR, e só posteriormente, caso isso se justifique, serão transmitidos aos árbitros de campo. Mas a FIFA faz questão de informar, que todo esse processo demora segundos.

Caso o arbitro confirme o fora de jogo, todos os dados utilizados para tomar esta decisão, são convertidos numa animação em 3D que será projectada nos ecrãs dos estádios, para que todos possam comprovar essa situação.

Um vídeo a explicar todo o processo pode ser verificado no site da FIFA, aqui.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.