Canon admite que sofreu ataque informático que expôs dados de milhares de pessoas

Canon admite que sofreu ataque informático que expôs dados de milhares de pessoas

28 Novembro, 2020 0 Por Joel Pinto

A Canon reconheceu oficialmente um incidente de segurança que ocorreu no passado mês de Agosto, e explica que uma infecção de ransomware atingiu a sua rede, e que fez com que dados muito confidenciais tivessem sido expostos. E para quem não se lembra, apesar de até agora a empresa não ter admitido, já tínhamos dado conta dessa situação aqui.

A Canon revela que isso aconteceu entre 20 de Julho e 6 de Agosto, e entre esse período os hackers tiveram acesso aos dados armazenados nos servidores da empresa. A empresa afirma que conduziu uma investigação com a ajuda de um fornecedor de segurança e descobriu que os ficheiros armazenados nos servidores incluíam informações sobre funcionários, e ex-funcionários, de 2005 a 2020, bem como beneficiários e dependentes.

Muitos detalhes confidenciais foram incluídos, incluindo número da Previdência Social, número de carta de condução ou número de identificação emitido pelo governo, número de conta bancária fornecido à Canon para depósito directo, assinatura electrónica e data de nascimento.

“Queríamos notificar os nossos funcionários, e ex-funcionários, como aos seus beneficiários e dependentes sobre esse incidente e garantir que o levamos a sério. Como precaução, providenciamos para que eles recebam uma associação gratuita ao serviço de monitorização de crédito IdentityWorks da Experian. Este produto ajuda a detectar o possível uso indevido de informações de um indivíduo e fornece ao indivíduo serviços de protecção de identidade”, explica Canon.

ransomware canon

Ataque ransomware atinge a Canon

A Canon diz que todos os dispositivos foram restaurados após a infecção do ransomware e as autoridades também foram contactadas.

“Lembramos que é sempre aconselhável estar atento a incidentes de fraude ou roubo de identidade, revendo os seus extractos bancários e relatórios de crédito gratuitos para qualquer actividade não autorizada. Você pode obter uma cópia do seu relatório de crédito, gratuitamente, uma vez a cada 12 meses, em cada uma das três empresas de relatório de crédito em todo o país”, explica Canon.

No momento em que este artigo está a ser escrito, a Canon ainda não revelou a infecção de ransomware que comprometeu a sua rede, nem qual foi o grupo de hackers por trás deste ataque.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.