Depois da Garmin, hackers atacam a Canon

Depois da Garmin, hackers atacam a Canon

6 Agosto, 2020 0 Por Joel Pinto

Recentemente, a Garmin sofreu um ataque hacker que levou a que praticamente todos os serviços da empresa tenham ficado offline sensivelmente uma semana. Agora, parece que a Canon também sofreu um ataque hacker que está a afectar 25 domínios da empresa.

Segundo está a ser revelado pelo pessoal do BleepingComputer, os hackers conseguiram roubar 10TB de dados da multinacional japonesa (as informações foram fornecidas pelo jornal pelos próprios hackers); os administradores de TI da empresa falam explicitamente de um ataque de ransomware, conduzido com malware identificado como Maze. O ataque poderia, portanto, ser mais sério do que aquele que afectou a Garmin, porque o Maze não apenas criptógrafa o conteúdo dos discos rígidos que infecta, mas também rouba esses mesmos dados, e transfere-os para servidores não autorizados.

Canon

Canon vitima de ataque de hackers 

Como não podia deixar de ser, neste tipo de situações, os hackers usam essa técnica como um incentivo adicional para que a empresa infectada seja forçada a pagar um resgate, já que ameaçam divulgar toda a informação, publicamente, em caso de não pagarem.

Apesar de não ter sido confirmado oficial, alguns indicadores dão conta de que a Garmin foi mesmo forçada a pagar o restado de alguns milhões de dólares para reaver todo o conteúdo dos seus servidores.
Até ao momento em que este artigo está a ser escrito, ainda não havia informações oficiais por parte da Canon sobre este assunto.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.