Youtube altera classificação de qualidade de imagem dos seus vídeos

Youtube altera classificação de qualidade de imagem dos seus vídeos

17 Maio, 2020 0 Por Joel Pinto

Durante muito tempo o conteúdo com a qualidade de 720p era considerado HD, no entanto a partir de agora, o 720p deixa de ser qualificado como HD na plataforma do Youtube.

Actualmente, se abrir a aplicação do YouTube na desktop e na reprodução de vídeo seleccionar manualmente a resolução de reprodução, a opção em 720p deixa de estar classificada como HD. Veja o exemplo que deixo abaixo:

Youtube HD

Youtube deixa de classificar o 720p como sendo HD

Este é um movimento bastante estranho e interessante ao mesmo tempo. Certamente, muitos de vós vão chegar à conclusão e dizer que o YouTube deve remover o 1080p da resolução HD, pois as resoluções 1440p e 2160p são o padrão-ouro para os vídeos, actualmente. Mas, honestamente, já vi excelentes imagens em 720p e 1080p em escala reduzida e super amostradas em 4K UHD. Mais pixeis não significa necessariamente uma melhor qualidade de imagem. E, além disso, para deixar claro, 720p não sendo classificado como HD não significa que a resolução esteja a ser eliminada gradualmente, ou algo do género. Ele permanecerá, mas aparentemente não será classificada como “alta definição”.

O que fez o YouTube mudar a forma como classifica a imagem dos seus vídeos, eu não faço ideia. Mas estou mais interessado em ver como a comunidade reage a essa mudança. Afinal, há uma grande quantidade de vídeos HD de 720p do passado, que acabaram por ver a sua classificação descer de um dia para o outro. Mais uma vez, a resolução ainda está lá, é apenas uma alteração de classificação.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.