Porque considero que o Microsoft Surface Duo vai morrer antes de nascer?

Porque considero que o Microsoft Surface Duo vai morrer antes de nascer?

17 Maio, 2020 0 Por Joel Pinto

A Microsoft apresentou oficialmente o Surface Duo em Outubro do ano passado. Já sabemos muito sobre o mesmo, e "basicamente"  é um smartphone Android de duplo ecrã que estará disponível em princípio no Outono de 2020 (ou talvez neste verão, se acreditarmos em alguns rumores). Na ocasião das sua apresentação, algumas das suas características foram reveladas, e na ocasião pareciam ser ajustadas.

No entanto, 7 meses já passaram e o equipamento não chegou ao mercado, e esperava-se que as suas característica fossem adaptadas ao momento em que vivemos. No entanto, recentemente foram reveladas praticamente todas as características técnicas, e finais, do Microsoft Surface Duo. Segundo foi revelado, o smartphone Android da Microsoft vai chegar com 2 ecrãs  AMOLED de 5,6 polegadas, com uma resolução de 1800x1350 pixeis e com uma densidade de pixeis de 401 PPI. O único sensor fotográfico do dispositivo contará com um sensor de 11MP com uma abertura f/2.0, que até pode ser suficiente para tirar boas fotos.

No entanto, no seu interior teremos um Qualcomm Snapdragon 855, e se o facto de isso significar a quase certeza de que não terá suporte para as redes 5G, isso significará que esse equipamento chegará com um processador que já teve pelo menos 2 sucessores: o Snapdragon 855 Plus e o Snapdragon 865. Em relação à memória, o dispositivo teria 6 GB de RAM e poderia armazenar 64 ou 256 GB de dados, pois seria oferecido em duas versões. As restantes especificações técnicas também não parece ser nada animadoras, já que é dito que o dispositivo chegará com uma bateria de 3460mAh, que felizmente terá suporte para o carregamento rápido.

Ele chegará com suporte para a Surface Pen e o seu sistema operativo será baseado no Android 10.

Surface Duo

Microsoft Surface Duo com morte anunciada?

O que não entendo é o que levará uma empresa como a Microsoft a escolher um Snapdragon 855 ao invés de um processador mais recente. O seu custo? Se é por uma questão de custo porque não opta por uma solução do estilo Snapdragon 768G, que é mais barato e não tem um desempenho inferior? No entanto é um processador muito mais recente, com menos consumo energético e garante suporte para as redes 5G. E já que estamos a falar no consumo energético, lançar um dispositivo com 2 ecrãs de 5,6 polegadas e com uma única bateria de 3460mAh só pode ser uma brincadeira de mau gosto. Por mais esforço que a Microsoft possa fazer com esse equipamento, a sua autonomia vai garantidamente ser uma miséria.

Por isso acho que tudo misturado (processador antigo, dois ecrãs e uma bateria pequena) vão ditar o fracasso deste equipamento. E será mais um tiro nos pés, que assim deverá falhar, mais uma vez, neste sector.

E os rumores dizem que ele terá um preço em torno dos €1000. A questão que coloco é, o que irá diferenciar este smartphone, das solução apresentadas pela LG, por exemplo com o LG G8X ThinQ, ou mesmo do LG V50?

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.