Xiaomi anuncia oficialmente o MIUI 13: O que muda na nova Interface?

Xiaomi anuncia oficialmente o MIUI 13: O que muda na nova Interface?

28 Dezembro, 2021 0 Por Joel Pinto

Tal como estava previsto, a Xiaomi realizou hoje um grande evento onde revelou alguns novos smartphone, como os Xiaomi 12, 12 Pro e 12X, mas também anunciou a nova versão do seu sistema operativo que os vai equipar: o MIUI 13.

O grande destaque da nova interface da empresa é a segurança e a privacidade, mas sem nunca descurar os diversos melhoramentos que são necessários para a comunicação de todo o ecossistema da empresa. É que segundo a Xiaomi o MIUI deixa a partir de hoje de ser um sistema operativo exclusivo para os smartphones, e passa a ser um sistema operativo que abraça um todo ecossistema que é composto por vários tipos de hardware, como smartphones, tablets, TVs, Smartwatchs, assistentes de voz, e muito mais.

A empresa começou por revelar que a sua nova interface apresenta várias melhorias de desempenho se comparado com o MIUI 12.5. Segundo os dados da empresa, o MIUI 13 torna as aplicações de terceiros, e as aplicações nativas, mais suaves com um número de frames perdidos reduzidos entre 15% e 23%, respectivamente. Segundo os dados divulgados pela fabricante, o MIUI 13 está em primeiro lugar no teste Master Lu que tenta quantificar a fluidez das várias interfaces Android. O MIUI 13 também melhora a capacidade de multitarefa e permite que mantenha até 14 aplicações abertas em segundo plano.

Em relação à segurança, a Xiaomi equipou o seu novo sistema de verificação com três níveis: reconhecimento facial, a possibilidade de aplicar uma marca d’água em imagens partilhadas para evitar o uso indevido, e protecção contra fraude electrónica. Deve-se ressaltar que o reconhecimento facial integrado no MIUI 13 regista o rosto, mas também a parte superior do corpo (da cintura para cima), por isso é capaz de distinguir pessoas com rostos semelhantes, mas com estruturas corporais diferentes, por isso é um sistema, que na teoria, é ainda mais seguro do que apenas o reconhecimento facial.

Foi finalmente revelada a nova interface da fabricante Chinesa, que deverá começar todos os equipamentos lançados a partir de agora.

A protecção contra fraudes é implementada através de um registo de sites, e dispositivos, que podem espalhar malware. Depois, há a integração de uma lista de números de telefone suspeitos (por exemplo, spam) que são relatados ao utilizador antes de atender uma chamada.

Já em relação à sua estética, a Xiaomi afirma que não faltam inovações, e desde logo a começar pela nova fonte, a MiSans, gratuita e disponível para download. É uma fonte sem serifa que facilita a representação gráfica de letras, sinais e números. O MIUI 13 também introduz novas opções para personalização de fundo (incluindo novos papéis de parede animados) e novos widgets redesenhados para melhor se adaptar ao layout da grade.

Disponibilidade MIUI 13

Como não podia deixar de ser, o sistema faz a sua estreia com os novos equipamentos da série Xiaomi 12, no entanto, a partir do próximo mês de Janeiro ele chegará aos modelos da série MI 11 ( Mi 11 , Mi 11 Pro e Mi 11 Ultra ).

Já mais perto do final do mês de Janeiro estará também disponível para os tablets Mi Pad 5 Pro e Mi Pad 5. Entende-se que esta primeira informação divulgada para o mercado chinês e deverá ser seguida de informação mais específica para os mercados internacionais.

VIA

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.