Aplicações da Galaxy Store estão a infectar smartphones com malware

Aplicações da Galaxy Store estão a infectar smartphones com malware

28 Dezembro, 2021 0 Por Joel Pinto

Se possui um smartphone da Samsung, então certamente contará com a Galaxy Store instalada no seu dispositivo, uma loja de aplicações, que coabita nos equipamentos com a Play Store, da Google. E se utiliza essa loja da Samsung, deverá ter cuidado com as aplicações que instala, a menos que esteja disposto a que o seu smartphone fique infectado com malware.

Na verdade não são aplicações muito utilizadas, e somente descarregadas a partir do Galaxy Store podem causar algumas dores de cabeça, mas dada a grande quantidade de dispositivos Samsung por aí, é bem provável que muitos acabem por ficar infectados.

Por exemplo, o Showbox, um popular serviço de pirataria de filmes e de séries que já existe há algum tempo. Ele permite que os utilizadores transmitissem conteúdo pirateado nos seus dispositivos móveis. A aplicação original parece ter sido encerrado, no entanto, vários clones da aplicação estão listados para download na Galaxy Store.

Segundo está a ser revelado pelo AndroidPolice, várias aplicações baseadas no Showbox estão listadas na loja de aplicações da Samsung. Elas parecem estar infectadas com malware, pois a sua instalação acciona o aviso do Play Protect. Uma análise mais aprofundada mostra a presença de malware e adware.

Galaxy Store

Galaxy Store recheada de aplicações com malware

As aplicações também podem solicitar permissões confidenciais, como acesso a registos de chamadas, telefone e contactos. A vulnerabilidade de execução dinâmica de código está incluída, é o que permite que a aplicação descarregue e execute malware.

Como a Galaxy Store não fornece uma contagem de instalações das aplicações, não está claro quantas vezes elas foram descarregadas. Pode não ser um número insignificante, pois essas aplicações têm centenas de avaliações cumulativas.

Até ao momento em que este artigo está a ser escrito, a Samsung ainda não havia comentado o assunto. Já é mau o suficiente que essas aplicações prejudiciais estejam a ser espalhados pela sua loja de aplicações. Mas também se pode questionar o que é que as aplicações que têm uma reputação de permitir a pirataria estão a fazer na Galaxy Store.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.