Windows 11 e 10: Microsoft disponibiliza o Patch Tuesday de fevereiro

Windows 11 e 10: Microsoft disponibiliza o Patch Tuesday de fevereiro

15 Fevereiro, 2024 0 Por Joel Pinto

No passado dia 13 de fevereiro, foi a segunda terça-feira do mês, e por isso é o dia agendado pela Microsoft para disponibilizar os habituais Patch Tuesday para os seus principais sistemas operativos, e aqui vamos abordar o Windows 11 e o Windows 10.

Isso significa que se tem uma versão atualizada do sistema operativo da Microsoft, o Windows 10 22H2, 21H2 ou 20H2, bem como o Windows 11 23H2, 22H2 e 21H2, já deve ter recebido a atualização no seu dispositivo, ou tem uma nota para a instalar.

O que há de novo no Patch Tuesday de fevereiro para o Windows 10?

A atualização chega sob a forma de KB5034763 e introduz algumas melhorias de segurança no sistema operativo, especialmente para as versões 21H2 conforme relatado no changelog:

  • Esta atualização resolve um problema que afeta o explorer.exe. Ele pode deixar de responder. Isso ocorre quando reinicia ou desliga um PC que possui um acessório de controlador conectado.
  • Esta atualização resolve um problema que afeta o download de metadados do dispositivo. Os downloads de metadados e serviços de Internet do Windows (WMIS) por HTTPS agora são mais seguros.
  • Esta atualização resolve um problema com o snap-in da Autoridade de Certificação. Não pode selecionar a opção “Delta CRL”. Isso evita o uso da GUI para publicar CRLs Delta.
  • Esta atualização resolve um problema conhecido que pode se manifestar como erro 0xd0000034. Isso pode acontecer quando tenta atualizar alguns dispositivos para o Windows 11 através do Windows Update.

Os problemas conhecidos desta atualização do Windows 10 também incluem bugs relacionados ao movimento indesejado de ícones da área de trabalho com mais de um monitor ligado, problemas de alinhamento de ícones usando o Windows Copilot (versão prévia), que ainda não é suportado quando a barra de tarefas está organizada verticalmente, ou seja, no lado direito ou esquerdo do ecrã.

Patch Tuesday Março Agosto Setembro KB5029244 Outubro Novembro

O que há de novo no Patch Tuesday de fevereiro para o Windows 11?

No Windows 11 a atualização chega sob a forma de KB5034765 e KB5034766. Além das melhorias de segurança, a atualização KB5034765 para Windows 11 23H2 e 22H3 também apresenta alguns novos recursos, conforme relatado no changelog:

  • O ícone do Copilot no Windows agora aparece no lado direito da barra de tarefas. Além disso, a exibição de Mostrar área de trabalho no canto direito da barra de tarefas será desativada por padrão. Para reativá-lo, vá em Definições > Personalização > barra de tarefas. Também pode clicar com o botão direito na barra de tarefas e escolher Definições da barra de tarefas.
  • Esta atualização resolve problemas de segurança do sistema operacional Windows
    • Para Windows 11 versão 22H2: Resolve um problema que afeta os anúncios do Narrador: vozes naturais lentas; resolve um problema que afeta o explorer.exe que ocorre quando reinicia ou desliga um PC que possui um acessório de controlador conectado; e corrige um problema que afeta o download de metadados do dispositivo;
    • Para a versão Windows 11 22H3: não há correções adicionais às relatadas para a versão 22H2.

Também digno de nota é o fato de que para o Windows 11 22H2, a Microsoft já não tem planos para lançar versões de visualização opcionais não relacionadas à segurança, conforme indicado em nota ao referido changelog.

Tal como já revelado, todas estas novas atualizações do Patch Tuesday já deverão estar disponíveis e instaláveis ​​desde a passada terça-feira para as versões do Windows 10 e Windows 11 indicadas.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.