WhatsApp anuncia backups com criptografia de ponta a ponta

WhatsApp anuncia backups com criptografia de ponta a ponta

10 Setembro, 2021 Não Por Joel Pinto

Após a criptografia ponta a ponta para discussões na aplicação do Whatsapp, a empresa disponibiliza o mesmo nos backups. Trata-se de um recurso que será implementado nas próximas semanas, tanto para os utilizadores do Android, como do iOS.

A criptografia ponta a ponta significa que os backups do WhatsApp serão ilegíveis sem a chave de criptografia. Os utilizadores que optem pelos backups criptografados serão convidado a registar uma chave de criptografia de 64 dígitos ou para criar uma password vinculada a esta chave.

Se um utilizador criar uma password vinculada à chave de criptografia, o WhatsApp armazenará a chave associada num módulo de segurança de hardware físico (HSM) que é mantido pelo Facebook, e desbloqueado apenas quando a senha digitada está correta. Um HSM actua como um seguro para a criptografia, e descriptografia, de chaves digitais.

backups

Backups do WhatsApp com criptografia de ponta a ponta

Uma vez desbloqueado com a sua password associada no WhatsApp, o HSM fornece a chave de criptografia que, por sua vez, descriptografa o backup da conta que está armazenado nos servidores Apple (iCloud) ou Google (Google Drive). Uma chave ficará permanentemente inacessível se forem feitas repetidas tentativas falhadas da password. O próprio HSM está localizado em data centers de propriedade do Facebook, em todo o mundo, para proteger contra interrupções na Internet.

Aqueles que desejam criptografia de ponta a ponta nos backups do WhatsApp precisarão ser extremamente cuidadosos. Na verdade, não deve esquecer a password, já que uma password esquecida significa que o backup ficará ilegível. Mesmo o WhatsApp não consegue decifrá-lo.

FONTE