WhatsApp para Android já faz autenticação por impressão digital

WhatsApp para Android já faz autenticação por impressão digital

31 Março, 2019 0 Por Joel Pinto

Os utilizadores de equipamentos com o sistema operativo Android poderão proteger as suas conversas do WhatsApp… com os dedos. A versão 2.19.83 da aplicação, que ainda está em fase beta, contém uma configuração que activa a identificação de impressões digitais. Um recurso que ainda não está disponível para os “utilizadores comuns”.

Essa configuração, disponível nas Preferências de Privacidade, também permite que o utilizador determine um período temporal antes da a aplicação solicitar novamente a autenticação biométrica. Esse intervalo temporal pode ser de um minuto, dez minutos ou de trinta minutos; o utilizador também pode decidir sobre uma identificação imediata para enquanto o WhatsApp estiver em aberto.
WhatsApp Android impressão digital
Além da autenticação por impressão digital, a aplicação provavelmente precisará de estabelecer um código de segurança caso o sensor não funcione ou não esteja a trabalhar nas devidas condições. Segundo o pessoal do site WABetaInfo que foi capaz de testar essa funcionalidade, eles informam que a opção de identificação é perfeitamente funcional, ficando somente a faltar uma data para que a mesma fique disponível para todos os utilizadores.

Esse recurso de segurança adiciona uma camada extra de protecção às conversas. Será muito mais difícil para um utilizador mal intencionado, ou simplesmente um curioso, consultar as conversas de um utilizador do WhatsApp que activou a identificação por impressão digital.

Para quem não sabe, essa funcionalidade já está a funcionar no sistema operativo iOS desde o inicio do mês de Fevereiro. Os proprietários de equipamentos com o sistema operativo da maça, alem de poderem utilizar o sensor de impressão digital, podem também utilizar o Face ID para autenticação do seu equipamento.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.