Devo escolher um SSD com ligação SATA ou PCIe?

Devo escolher um SSD com ligação SATA ou PCIe?

31 Março, 2019 0 Por Joel Pinto

Há algum tempo fiz um artigo onde dei a minha opinião sobre as escolhas entre um disco SSD ou um HDD. Obviamente tudo depende das necessidades de cada uma, e acima de tudo, depende do orçamento disponível. Sem limite de orçamento, a resposta é muito clara e óbvia, SSD.

Mas dentro dos SSD temos inúmeras escolhas, e acima de tudo, dois sistemas totalmente diferentes em termos de ligação. Podemos ligar o SSD através de uma porta SATA, que é a amplamente usada, e com uma compatibilidade quase ilimitada, e depois temos as ligações PCIe.

Como tentar perceber a diferença entre ambos.

O que é um SSD SATA?

SATA, ou Serial ATA, é um tipo de interface de ligação usada pelos dispositivos de armazenamento para comunicar com o seu sistema. Foi criado em 2003, o que significa que teve muito tempo para se consolidar como um dos tipos de ligação mais utilizados actualmente. Os SSDs SATA têm melhor compatibilidade de hardware. Se adquirir um SSD SATA, é quase garantido que vai funcionar com qualquer computador ou laptop que tenha, mesmo que esse computador tenha mais de 10 anos.

Exemplo de um SSD SATA

No entanto, os SSD SATA têm pior desempenho relativo, até o momento o SATA 3.0 é a forma mais comum de SSD, que tem uma velocidade de transferência teórica de 6Gb/s (750MB/s). Mas devido a alguma sobrecarga física que ocorre ao codificar os dados para transferência, ele realmente tem uma velocidade de transferência prática de 4.8Gb/s (600MB/s)… E estou a falar de velocidades máximas.
Dito isso, os SSD SATA são mais do que rápidos o suficiente para qualquer utilizador doméstico casual, para ajudar a ilustrar o quão rápido ele é, um SSD SATA pode transferir um CD inteiro de dados a cada segundo, portanto, não deixe que isso seja um fator decisivo no momento da sua escolha.

Outro ponto muito importante a ter em conta, é que os SSDs SATA tendem a ser mais baratos. Este é provavelmente o ponto mais importante para a maioria dos utilizadores domésticos. A verdade é que a diferença de preço entre os SSDs SATA e PCIe é muito significativa – quase tão gritante como a diferença de preço entre SSDs e HDDs (quando na mesma capacidade de armazenamento).

O que é um SSD PCIe?

O que é que os SSDs PCIe têm que os tornam muito mais desejáveis ​​e mais caros do que os SSDs SATA? Basicamente resume-se ao desempenho.
Para os menos atentos, certamente só conhecerão as portas PCIe (Peripheral Component Interconnect Express) como uma ligação de dados onde normalmente ligam a placa gráfica. Mas o PCIe também é muito útil para unidades de armazenamento de dados, por causa da sua ligação mais directa à motherboard.

Exemplo de um SSD PCIe

O PCIe 3.0 tem uma velocidade de transferência efetiva de 985MB/s por faixa e, como os dispositivos PCIe podem suportar pistas 1x, 4x, 8x ou 16x, estamos perante possíveis velocidades de transferência de até 15,76 GB/s. Como vê é muito mais rápido que qualquer ligação SSDs SATA.
Mas isso significa que um SSD PCIe 16x é 25 vezes mais rápido do que um SSD SATA? Teoricamente sim, mas não encontrará um SSD voltado para o consumidor com tantas faixas de dados. Normalmente encontramos SSDs PCIe entre 2x e 4x, o que significa uma velocidade máxima de transferência muito próxima dos 3.94GB/s.

Mas é preciso ter atenção que só vai notar esta diferença de desempenho, entre o PCIe e o SATA, ao transferir grande quantidade de arquivos, que normalmente demoram um pouco mais do que o habitual. Se estiver a jogar um jogo, por exemplo, e só quiser velocidades de carregamento mais rápidas ao iniciar o jogo ou alterar mapas, os SSDs PCIe e os SSDs SATA parecerão igualmente rápidos… a diferença na prática, entre ambos será muito reduzida.

PCIe vs. SATA: Qual o tipo de SSD é ideal?

Se não tem limite de orçamento, a escolha é muito simples, PCIe… mas é preciso ter consciência que se for um utilizador normal, que navega na Web, joga uns joguitos, aplicações do Office, etc… estar a comprar um SSD PCIe é mais para dizer que tem, do que realmente precisa dele.
Se é um utilizador mais avançado, que faz edições de vídeo, imagens, montagens, etc, então o PCIe é mesmo o indicado para si.

No entanto, como já referi anteriormente, os SSD SATA satisfazem as necessidades da grande maioria dos utilizadores. Ao preço de um SSD PCIe de 128GB, consegue comprar um SSD SATA de 400GB, e isso demonstra bem a diferença de preço entre ambos.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.