Mark Zuckerberg propõe algumas medidas para regular a Internet

Mark Zuckerberg propõe algumas medidas para regular a Internet

31 Março, 2019 0 Por Joel Pinto

Mark Zuckerberg, o chefe do Facebook, fez uma publicação num fórum, onde diz que acredita que as autoridades devem regular melhor a Internet, estabelecendo novas regras, chegando mesmo a propor algumas delas.
A sua primeira ideia de regulamentação diz respeito ao conteúdo violento e odioso. "Os formuladores de políticas públicas costumam dizer que temos muito poder em termos de expressão e, francamente, concordo. Eu acredito que não devemos tomar essas decisões sozinhos ”, partilha Mark Zuckerberg. Ele explica que o seu grupo está a criar um órgão independente "para que as pessoas possam recorrer das nossas decisões", assim como está a discutir com os governos "para garantir que os nossos mecanismos de moderação" para os conteúdos são mais eficazes. Uma das ideias lançadas é confiar a organizações terceiras a tarefa de definir padrões para a distribuição de conteúdo violento e odioso e avaliar as empresas com base nesses padrões.

A segunda ideia de regulação é em relação às eleições. Mark Zuckerberg diz que as leis existentes sobre publicidade política online dizem respeito principalmente a candidatos e eleições, "ao invés de questões políticas que se dividem e nas quais encontramos mais tentativas de interferir" . Por isso, pede uma modernização da legislação para que reflicta "a realidade das ameaças actuais" .

presidência do Facebook

Terceiro ponto: privacidade. Mark Zuckerberg acredita que o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) estabelecido na Europa deve ser estendido a muito mais países. Ele preferiria regras globais em vez de regras locais (país por país).

O último ponto mencionado: a portabilidade dos dados. "Se o utilizador partilhar dados com um serviço, poderá transferi-los com facilidade e segurança para outro serviço", diz Zuckerberg.

Pode parecer estranho ver Zuckerberg abordar um tema, com tanta seriedade, como estes. Ele, e as empresas dele, que têm sido amplamente faladas pelas piores razões... sejam elas pela fuga de dados pessoais, interferência em eleições, e muitas outras situações.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.