Valve e AMD trabalham em conjunto no suporte do Windows 11 para o Steam Deck

Valve e AMD trabalham em conjunto no suporte do Windows 11 para o Steam Deck

9 Agosto, 2021 Não Por Joel Pinto

Para quem ainda não conheçe, o Steam Deck é uma consola portátil da Valve, do estilo Nintendo Switch, que permite jogar jogos de PC, e que agora esta a ser revelado que será capaz de executar o Windows. No entanto, parece que a consola terá alguns problemas de falta de compatibilidade com o Windows 11, muito por causa da ausência do Trusted Platform Modules (TPM). Mas parece que isso poderá estar resolvido em breve.

“Há trabalho no TPM agora”, disse Greg Coomer, um dos designers do Steam Deck. “Estamos tão focados no Windows 10 até agora que não fomos muito longe nessa área. Esperamos poder chegar lá ”, acrescentou. Ele também informou que a Valve está a trabalhar com a AMD para garantir o suporte TPM no nível da BIOS para ter compatibilidade com o Windows 11. “Nada indica ainda que haverá problemas com o Windows 11”, disse o designer. Afinal, por que a AMD? Porque o consola usa um chip criado em colaboração com a AMD, de forma bastante simples.

Steam Deck

Steam Deck vai contar com suporte para o Windows 11

O Steam Deck, cujas primeiras entregas ocorrerão em Dezembro, deve, portanto, ser capaz de executar o Windows 11 sem qualquer problema. A consola portátil sairá de fábrica a executar o SteamOS, uma versão modificada do Linux. Mas a Valve já disse que não vai bloquear a instalação do Windows, e isso potencialmente abre portas para ainda mais jogos que não estão disponíveis no Steam. Por exemplo, poderá ser possível executar os jogos do Xbox Game Pass, ou até mesmo do PlayStation Now.

A consola custa 419 euros para o modelo de 64 GB, 549 euros para o modelo de 256 GB e 679 euros para o modelo de 512 GB. O modelo de 64 GB tem armazenamento eMMC, enquanto as outras duas têm armazenamento SSD NVMe. É muito mais interessante para ter um carregamento mais rápido dos jogos, e uma melhor experiência em geral.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.