Steam Deck: Valve anuncia a sua própria consola portátil

Steam Deck: Valve anuncia a sua própria consola portátil

15 Julho, 2021 Não Por Joel Pinto

Há algumas semanas surgiu o rumor de que a Valve poderia estar a preparar a sua própria consola portátil, que chegaria para competir com a altamente adorada Nintendo Switch, e agora a mesma tornou-se oficial, e estou a falar da Steam Deck.

Assim, por cerca de 419 euros o utilizador obtém a consola com armazenamento eMMc de 64 GB, já a versão com bolsa e SSD NVMe de 256GB custa 549 euros. Por fim um pacote completo custará 679 euros, mas vem com SSD NVMe de 512GB, vidro especial e uma bolsa de protecção.

O dispositivo conta com APU AMD, que contém um CPU Zen-2 quad-core com oito threads e uma placa gráfica AMD RDNA-2 com 8 unidades de processamento, além de 16GB LPDDR5 RAM.

A Valve afirma que "Para casos de uso mais leves, como streaming de jogos, jogos 2D menores ou navegação na web, os jogadores podem esperar a duração máxima da bateria de cerca de 7 a 8 horas".

Steam Deck

O que mais oferece o Steam Deck?

Praticamente tudo o que pode fazer com o Steam pode ser feito na consola que conta com um ecrã de 7 polegadas. Jogue remotamente, jogue e compre jogos você mesmo, há acesso ao armazenamento em nuvem e à comunidade.

Assim que os jogadores fizerem login na sua Steam Deck, toda a sua biblioteca Steam será exibida, como qualquer outro PC. Dessa forma, pode encontrar facilmente as suas colecções e favoritos - da mesma forma que os configurou no seu PC.

Os seus jogos são executados num sistema operativo diferente, na consola e no PC de mesa. Esta é uma nova versão do SteamOS (baseado em Linux) especialmente desenvolvida para esta consola e optimizada para uma experiência de jogo móvel. A camada de compatibilidade Proton desenvolvida pela Valve permite que os jogos sejam executados sem qualquer perda de desempenho. Com a ajuda de programadores terceirizados, a compatibilidade de jogos da Proton e as soluções anti-cheat para o deck também foram significativamente melhorados.

Há também uma docking station para que ele se torne num PC para jogos que pode levar para onde quiser. Também deve ser possível instalar software de PC e também é possível navegar na web. A Steam Deck possui Bluetooth e a sua porta USB-C aceita todos os tipos de entrada / saída. Quando a consola está acoplada, a porta USB-C também pode transferir vídeo, áudio, entrada, etc.

A consola poderá ser reservada a partir de amanha, dia 16 de Julho de 2021, mas a sua entrega está planeada para acontecer apenas em Dezembro, mas pode obter mais informações aqui.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.