União Europeia já permite ligações 5G dentro dos aviões

União Europeia já permite ligações 5G dentro dos aviões

25 Novembro, 2022 0 Por Joel Pinto

No futuro, que ainda não sabemos o quão distante, as companhias aéreas poderão implantar a tecnologia 5G nas suas aeronaves juntamente com as tecnologias das gerações anteriores, pois a Comissão Europeia atualizou a sua decisão de implementação sobre frequências para comunicações móveis em aeronaves, dedicando determinadas frequências para a tecnologia 5G a bordo das aeronaves.

Os passageiros a bordo de voos na União Europeia poderão assim utilizar as capacidades máximas dos seus smartphones, bem com todas as suas funcionalidades, assim como fazem quando estão ligados a uma rede móvel 5G, em terra.

O serviço será fornecido na cabine de uma aeronave equipada utilizando um equipamento de rede especial chamado “pico cell” para ligar os utilizadores e transferir chamadas, textos e dados – normalmente através de uma rede de satélite – entre a aeronave e a rede móvel no solo.

Em breve poderá usar a rede 5G enquanto está num avião

5G

Thierry Breton, Comissário para o Mercado Interno, afirmou que:

“O 5G permitirá serviços inovadores para as pessoas e oportunidades de crescimento para as empresas europeias. Quando se trata das possibilidades oferecidas por ligações de alta velocidade e alta capacidade, o céu é o limite.”

Ainda não se sabe quando, e se, as tecnologias serão implementadas, já que isso agora passará pelas mãos das companhias aéreas, que agora caso pretendam, têm luz verde para o fazer.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.