Banana Pi anuncia a BPI-M6: Uma placa de nova geração

Banana Pi anuncia a BPI-M6: Uma placa de nova geração

25 Novembro, 2022 0 Por Joel Pinto

A Banana Pi anunciou a sua placa de nova geração, conhecida como BPI-M6, que segue a mesma tendência de design do Raspberry Pi, já que possui um NPU juntamente com um processador quad-core, um socket M.2 e uma porta HDMI.

Embora possa parecer mais um pequeno SBC azul, há muita coisa a acontecer. Este BPI-M6 possui um CPU composto por quatro núcleos Cortex-A73 de 64 bits com clock máximo de 2,1 GHz, com um núcleo Cortex M3 adicional, um processador de 32 bits frequentemente visto em microcontroladores, dispositivos IoT e que age como um coprocessador de movimento em dispositivos Apple M9, como o iPhone 6S.

Dada a notável quantidade de desempenho que pode obter do Raspberry Pi 4, com os núcleos Cortex A-72 a 1,5 GHz, esse CPU mais rápido, deverá ser capaz de ser uma excelente atualização, embora possa exigir um sistema de dissipação de calor.

O Imagination GE9920 foi o GPU escolhido pelo Banana Pi para esta placa e vem com o CPU e um NPU de 6,75 TOPS num pacote conhecido como VideoSmart VS680. Há também 4GB de RAM LPDDR4, 16GB de armazenamento eMMC (que pode ser especificado em até 64 GB) e um slot Micro SD, enquanto a borda traseira da placa conta com um socket M.2 capaz de armazenar dispositivos Key E, que incluem Cartões Wi-Fi e Bluetooth – úteis, pois não há capacidade sem fio integrada.

A saída de vídeo do Banana Pi BPI-M6 chega a 4K a 60fps e pode ligar-se a um ecrã 4K através da sua porta micro-HDMI, bem como um ecrã 1080p ligado via MIPI DSI.

A outra porta micro-HDMI é uma entrada, apontando para possíveis usos em decodificadores DIY ou outras aplicações de processamento de vídeo e IoT. O resto da placa definitivamente parecerá familiar para quem já conhece a Raspberry Pi, com quatro portas USB (todas 3.0) e uma porta Gigabit Ethernet numa extremidade e 40 pinos GPIO. Há também um conector para PoE e a energia é fornecida através de uma porta USB-C.

Banana Pi

Banana Pi anuncia a nova BPI-M6

Ainda não há informações sobre o suporte de software para esta nova placa, embora os SBCs Banana Pi anteriores, como o BPI-M5 contam com suporte para Android, Ubuntu, Debian e até existem imagens Raspbian disponíveis para eles. O preço e a sua disponibilidade também não foram anunciados.

FONTE

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.