Análise SPC Zeus 4G Pro - Um smartphone para os mais velhos

Análise SPC Zeus 4G Pro - Um smartphone para os mais velhos

25 Novembro, 2022 0 Por Joel Pinto

Os smartphones são uma grande ajuda para todos os utilizadores, independentemente da sua idade, ou onde se encontra. Mas a grande quantidade de recursos que eles disponibilizam podem ser um problema para alguns utilizadores, especialmente para os utilizadores mais velhos, que encontram nos smartphones uma autêntica tecnologia marciana da qual eles não parecem fazer parte.

Por esse motivo a SPC decidiu aproximar a tecnologia móvel dos idosos, e assim nasceu o SPC Zeus 4G Pro, um smartphone sénior com funcionalidades incríveis.

A SPC é muito clara, o dispositivo deve ser leve, resistente e fácil de usar, algo que se reflete fielmente no design deste SPC Zeus 4G Pro. É por isso que temos um dispositivo feito de policarbonato preto que chama a atenção pelo fato de termos uma tampa traseira removível e a bateria chegar até nós separadamente, no conteúdo da caixa.

Com apenas 154,5 gramas ele é realmente leve, forte e fácil de manusear. Não temos, no entanto, qualquer tipo de acreditação de resistência à água, algo que corresponda ao preço final do produto. Na sua caixa temos o Zeus 4G Pro, uma bateria, manual de utilizador, carregador, cabo USB, base carregadora, capa de silicone e um par de fones de ouvido. Como você pode ver, não falta absolutamente nada. É apreciado que ele tenha uma base de carregamento que tornará mais fácil para os os mais velhos colocá-lo na sua estação de carregamento, diariamente. Não requer colocação especial, tem dois pinos de carregamento que vão tornar praticamente impossível não fazê-lo em condições.

Os fones de ouvido são necessários para a utilização do Rádio FM.

Na frente o smartphone conta com um ecrã IPS de 5,5 polegadas com a resolução HD+, acompanhado de três grandes botões (atender chamadas, menu e voltar). No lado esquerdo, há um atalho para uma lanterna separada, enquanto o painel direito é dedicado aos botões de volume e bloqueio. Por fim, na parte inferior temos a porta USB-C, os pinos de carregamento e o conector de 3,5mm.

Na parte traseira, o protagonismo vai para a câmara com o seu Flash LED e um botão SOS, que permitirá ao utilizador enviar uma mensagem pré-determinada aos seus contactos de emergência ao mesmo tempo em que faz uma chamada para os serviços de emergência.

No interior do Zeus 4G Pro temos um processador da Mediatek, o Helio A2 com o seu processador Quad-Core que é gerido pelo Android 11 e que é acompanhado por 3GB de RAM. Ao nível da conectividade temos redes 4G, Bluetooth 5.0, GPS e claro WiFi 2,4GHz e 5GHz, as redes mais utilizadas.

Podemos aproveitar a conectividade Dual SIM ou o slot de armazenamento para cartões microSD que nos dará a possibilidade de aumentar seu armazenamento de 32 GB.

Modo fácil para idosos é a mais valia deste SPC Zeus 4G Pro

O Modo Fácil é uma das primeiras configurações que o próprio dispositivo nos abre ao configurá-lo. Pessoalmente, recomendo que faça todos os ajustes necessários antes de entregar o aparelho ao seu utilizador final. Uma vez que concordamos em usar o SPC «Launcher» dedicado aos idosos, que conta com uma interface do utilizador bastante simplificada, mostrando-nos uma lista de aplicações em tamanho XXL.

Uma das funcionalidades é “aplicações”, e ele permite que o utilizador escolha com precisão quais as aplicações que queremos que sejam exibidos no modo fácil.

Temos uma bateria "pequena" de 2400mAh que se mostra suficiente para o uso que o aparelho vai dar. Teremos que carregá-lo diariamente, uma tarefa fácil com seu carregador USB-C de 7,5W e a sua base de carregamento de que falamos anteriormente. O tempo total de carregamento será de cerca de duas horas.

A câmara também não focalizará esta análise. Temos um único sensor de 13MP do qual não conhecemos a fabricante e cujos resultados são os que se podem esperar de um equipamento com estas características.. ou seja, o suficiente para sobreviver. A câmara frontal é de 5MP, ambas com gravação de vídeo FullHD e que nos permitirão fazer chamadas de vídeo decentes.

Veredicto Final SPC Zeus 4G Pro

Do meu ponto de vista, a SPC tem conseguido trazer esse tipo de tecnologia para mais perto dos idosos, utilizadores com mais dificuldades em perceber como as coisas funcionam. São muitas as vantagens tanto para o utilizador como para quem os irá ajudar com esta difícil tarefa.

Não é um grande smartphone em termos de especificações técnicas, e desempenho, mas faz muito bem aquilo a que foi proposto: facilitar a utilização pelos mais velhos. Se é alguém mais jovem, com facilidade em perceber como funcionam as coisas, o melhor é manter-se afastado deste equipamento. Por isso, a minha nota para este smartphone é:

O equipamento foi-nos gentilmente fornecido pela SPC para que fosse possível a realização desta análise. Caso pretenda aceder à página oficial do produto, só precisa de aceder aqui.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook e do Instagram? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.