Twitter borrifou-se completamente para o Covid-19

Twitter borrifou-se completamente para o Covid-19

1 Dezembro, 2022 0 Por Joel Pinto

Passada sob a liderança de Elon Musk, a rede social Twitter pôs fim à aplicação da sua política de desinformação relativa à Covid-19. Sem qualquer anúncio real, uma atualização discreta indica que não está mais em vigor desde a semana passada.

“A partir de 23 de novembro de 2022, o Twitter não aplica mais a política de informações enganosas sobre a Covid-19”, diz o Centro de Transparência no site do Twitter.

Segundo dados do Twitter, 11,72 milhões de contas foram implicadas desde janeiro de 2020 e a implementação das suas diretrizes Covid-19. Um total de 11.230 contas foram suspensas e quase 98.000 conteúdos foram removidos.

“Continuamos a priorizar a remoção ou edição de informações potencialmente prejudiciais e garantindo que os utilizadores possam encontrar facilmente informações confiáveis ​​durante esta fase crítica”, escreveu o Twitter.

Foi assim proibida a partilha no Twitter de conteúdos relacionados com a Covid-19 relativos a declarações manifestamente falsas ou enganosas, e susceptíveis de causar danos.

Covid-19

Twitter acaba com a sua política de desinformação relativa à Covid-19

Recorde-se que na sequência de uma das suas sondagens na sua conta do Twitter, Elon Musk decretou uma anistia geral com o restabelecimento das contas anteriormente suspensas. A priori, esse deveria ser o caso das mais de 11 mil contas suspensas por desinformação sobre a pandemia de Covid-19.

No entanto, as declarações de Elon Musk no Twitter são ambíguas e variáveis​​, mesmo que ele garanta que as suas iniciativas reflitam a voz do povo. Ele havia indicado que as regras do Twitter não seriam alteradas e havia mencionado a criação de um conselho de moderação com pontos de vista muito diversos, antes de voltar atrás.

Essa imprecisão obviamente não é apreciada pelos anunciantes que continuam a ser a principal fonte de receita da rede social.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.