TikTok em vias de ser banido dos Estados Unidos

TikTok em vias de ser banido dos Estados Unidos

30 Junho, 2022 0 Por Joel Pinto

Não, este não é um artigo antigo, do tempo em que Donald Trump era presidente dos Estados Unidos. A verdade é que a relação entre os EUA e TikTok nunca foi muito saudável, e parece ter-se deteriorado nas ultimas semanas. O motivo? Novamente as questões de espionagem.

O governo de Donald Trump tinha avisado, mas Joe Biden achou que era só fogo de vista e ignorou totalmente esses avisos, mas parece que a rede social continua a recolher os dados pessoais dos seus utilizadores, principalmente das crianças.

Essas "novas" suspeitas levaram o comissário da FCC, Brendan Carr, a exigir que a Google e a Apple removam a aplicação do TikTok da Play Store e da App Store. Este pedido vem num contexto tempestuoso para a rede social, após uma investigação edificante do Buzzfeed sobre o uso dos dados dos utilizadores.

Depois de analisar 80 gravações de áudio de reuniões internas no TikTok, o Buzzfeed revela que a rede social teve acesso repetidamente a informações confidenciais dos seus utilizadores americanos. Assim, um membro do departamento de Confiança e Segurança da empresa disse que “os chineses podem ver tudo”. Um director também mencionou um certo “Master Admin” que teria “acesso a tudo e mais alguma coisa”.

Numa carta enviada, Brendan Carr refere-se a “evidências e determinações preocupantes sobre as práticas de recolhas de dados do TikTok”, referindo-se em particular a um estudo que comprova que a aplicação conseguiu contornar as medidas de segurança do Android e iOS.

“Está claro que o TikTok representa um risco de segurança nacional inaceitável devido à sua extensa recolha de dados; sendo combinado com o acesso aparentemente não controlado de Pequim a esses dados confidenciais”.

TikTok EUA ByteDance

TikTok com os dias contados nos Estados Unidos

Como tal, Google e Apple têm até ao próximo dia 8 de Julho para remover a aplicação das suas lojas de aplicações, ou apresentar uma explicação muito válida pelo qual não o fazem.

A verdade é que se isso acontecer, o mais certo é a União Europeia seguir os mesmos passos. Mas vamos esperar até dia 8 de Julho para verificar o que acontece.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.