Tempo gasto no TikTok prepara-se para passar a Netflix

Tempo gasto no TikTok prepara-se para passar a Netflix

4 Março, 2023 0 Por Joel Pinto

O TikTok já havia superado o YouTube, o Twitter, o Instagram e até o Facebook em tempo gasto por adultos americanos em cada plataforma. A rede social agora igualou o Netflix, numa altura em que o governo, e o Congresso, consideram a possibilidade de banir completamente a popular aplicação.

O TikTok certamente conquistou primeiro os mais jovens, mas os adultos também o adotaram amplamente, especialmente durante a pandemia, sublinha uma informação do Insider Intelligence. Este ano, os utilizadores do TikTok com idades entre 25 e 54 anos — millennials e +Gen Xers — passarão mais de 45 minutos por dia na aplicação, muito mais do que o tempo gasto por utilizador da mesma faixa etária em outras redes sociais, diz a empresa.

A plataforma ultrapassou o YouTube em 2021, quando se trata de tempo adulto gasto em cada plataforma. Em 2024, a Insider Intelligence prevê que os utilizadores do TikTok com mais de 18 anos passarão mais de 58 minutos por dia em média na aplicação, apenas atrás da Netflix (62 minutos) e muito à frente do YouTube (48,7 minutos).

Os esforços da comunicação social para imitar o serviço de vídeo viral curto tiveram efeitos mistos, segundo o estudo. No YouTube, o Shorts não fez as coisas acontecerem. Os Reels (Facebook, Instagram) estão a ter algum sucesso, mas o tempo que passam a vê-los canibaliza o tempo gasto nos outros formatos, o feed principal e os stories, que mostram mais anúncios e por isso trazem mais dinheiro para o grupo.

O relatório também menciona o fenómeno do segundo ecrã: os utilizadores costumam estar no TikTok enquanto a Netflix está a ser reproduzida em segundo plano. Os anunciantes que estão a pensar em comprar publicidade na Netflix devem estar cientes de que alguns espetadores podem distrair-se a ponto de abandonar o programa de streaming.

TikTok é definitivamente um grande sucesso

Estas estatísticas mostram a importância que esta aplicação assumiu nos Estados Unidos: ele possui mais de cem milhões de utilizadores naquele país. Mas a sua participação no ByteDance (grupo chinês) preocupa muitos legisladores. Eles temem que a China os use para aceder a dados confidenciais ou para manipular a opinião pública.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.