Teams leva a Microsoft a ficar sob investigação na Europa

Teams leva a Microsoft a ficar sob investigação na Europa

28 Julho, 2023 0 Por Joel Pinto

A Comissão Europeia iniciou uma investigação para determinar se a Microsoft violou as regras antitruste da União Europeia, ao associar a sua aplicação Teams ao pacote de software Microsoft 365.

Referindo-se à integração do Teams pela Microsoft nas suas suites para clientes profissionais, a Comissão diz recear que o grupo esteja a abusar da sua posição no mercado do software para privilegiar o seu serviço de mensagens, e videoconferência, em detrimento dos concorrentes.

Essa situação começou em julho de 2020 por denúncia da start-up americana Slack, entretanto adquirida pela Salesforce. Diante da perda de participação no mercado de mensagens empresariais, o Slack havia entrado com uma queixa contra a Microsoft por concorrência desleal, com o executivo europeu.

Ao associar o Teams, sem custos adicionais, aos seus famosos softwares Word, Excel, Powerpoint ou Outlook, a Microsoft é suspeita de ter abusado da sua posição dominante. Se essas suspeitas forem comprovadas, a Microsoft, já sancionada diversas vezes pela Comissão Europeia, poderá ser multada pesadamente.

“As ferramentas remotas de comunicação e colaboração, como o Teams, tornaram-se essenciais para muitas empresas na Europa. Devemos, portanto, garantir que os mercados para esses produtos permaneçam competitivos e que as empresas sejam livres para escolher os produtos que melhor atendem às suas necessidades ”, disse a Comissária de Concorrência da UE, Margrethe Vestager.

Microsoft Teams no centro de uma investigação da Comissão Europeia

A Microsoft reagiu imediatamente prometendo cooperar com a Comissão. “Respeitamos o trabalho da Comissão Europeia neste caso e levamos as nossas próprias responsabilidades muito a sério. Continuaremos a cooperar com a Comissão e estamos comprometidos em encontrar soluções que atendam às suas preocupações ”, disse um porta-voz da empresa.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.