SpaceX: acompanhe aqui em directo ao lançamento dos astronautas da NASA

SpaceX: acompanhe aqui em directo ao lançamento dos astronautas da NASA

30 Maio, 2020 0 Por Joel Pinto

Se tudo correr como planeado, e o clima da Flórida estiver ameno, a SpaceX enviará daqui a pouco, dois astronautas da NASA para a ISS. O lançamento ocorrerá quando forem 20h22, em Portugal, e será transmitido em directo pela NASA.

Este será o primeiro lançamento de um voo tripulado da estação espacial SpaceX de Elon Musk, Crew Dragon. O seu foguete Falcon 9 descolará às 20h22, se o tempo estiver ameno. Segundo as informações mais recentes, as previsões meteorológicas são favoráveis. Caso o vento rode, a NASA planeia outro horário: domingo, 31 de maio às 20h (horário em Portugal).

Após o lançamento do foguete, a cápsula do Crew Dragon será lançada em órbita em apenas doze minutos. Os dois astronautas a bordo terão que esperar 19 horas antes de poderem atracar na ISS, auxiliados pelo sistema de piloto automático projectado pela SpaceX. Finalmente, novamente, se tudo correr bem, eles permanecerão na ISS durante vários meses (até uma data específica fornecida pela NASA). Quando eles voltam, ou se ocorrer um problema, a cápsula do Crew Dragon cairá na Terra usando quatro pára-quedas gigantes e será recuperada em alto mar.

SpaceX: Assiste aqui em directo ao seu lançamento

Tal como já tinha revelado, o lançamento será transmitido em directo no site oficial da NASA, e no seu canal no YouTube (deixo acima o streaming). Além disso, parte do público é convidado a participar virtualmente do evento, a fim de cumprir as regras de confinamento. Para isso, a NASA criou um grupo no Facebook, onde será possível interagir com as personalidades da NASA em tempo real, além de uma série de visitas guiadas em realidade virtual e 360​​° ao local de lançamento.

Se este primeiro voo histórico (também conhecido como Demo-2 para SpaceX e #LaunchAmerica para NASA) for um sucesso, a NASA poderá solicitar à SpaceX uma nova missão.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.