Recebeu um email da Google por causa das definições de voz e áudio? Saiba porque
6 Agosto, 2020Esta manha, os utilizadores um pouco por todo o mundo, acordaram com mais um email na sua caixa de correio, em que o assunto era: Atualizámos a sua definição de voz e áudio, no qual a Google anuncia que os humanos voltarão a ouvir os comandos de voz utilizados por si. Mas, ao contrário do antigo sistema, abandonado após o escândalo do verão de 2019, desta vez terá a opção para desactivar essa escuta, que está activa por padrão.
A Google diz que precisa de ter acesso a isso para melhorar as tecnologias de reconhecimento de voz. O gigante das pesquisas especifica que este recurso não é retroactivo de forma alguma: não terá “nenhum impacto sobre os dados já registados” antes, mesmo para aqueles que concordem agora com a recolha. Além disso, este sistema agora vem com a opção de que se possa excluir das gravações de áudio, a qualquer momento, e que o utilizador fica com maior controlo sobre os seus dados recolhidos.
É uma mudança de direcção da Google, que só o tempo dirá se é boa ou má. Porque apesar da sua reputação, esses assistentes não são apenas espiões, já que eles também fazem parte do quotidiano de milhões pessoas, alguns menos técnicos, e nem sempre estão cientes desse aspecto. Ao oferecer esta função como opção, a Google permite a quem deseja participar do aperfeiçoamento deste assistente, que ainda presta um bom serviço a muita gente. No entanto, até à bem pouco tempo, ele fazia essa recolha às escondidas, pelo que esta mudança é de saudar.
Email da Google confunde milhares de utilizadores
Portanto, podemos esperar que a Google transponha essa boa vontade para os seus outros serviços, e que os outros grandes nomes da tecnologia sigam o mesmo caminho. Nunca nos podemos esquecer, que há pouco mais de um ano, uma onda de escândalos relacionados com as escutas dos assistentes de voz, por funcionários humanos, veio abalar os gigantes da tecnologia.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.