Porque é que a PlayStation 5 é mais entusiasmante que a Xbox Series X?

Porque é que a PlayStation 5 é mais entusiasmante que a Xbox Series X?

20 Setembro, 2020 2 Por Joel Pinto

As consolas de nova geração estão a chegar. Daqui a pouco mais de 1 mês e meio as consolas da Sony e a Microsoft começarão a chegar às mãos dos utilizadores. No total, e até que algo mude, serão 4 as consolas que chegarão ao mercado no próximo mês de Novembro, a PlayStation 5, e a respectiva Edição Digital, e a Xbox Series X e a Series S.

Se a diferença entre as duas consolas da Sony está somente no facto de uma possuir um leitor óptico, nas consolas da Microsoft são de tal ordem significativas, que no imediato, coloca a Xbox Series S fora de um combate que podia ser renhido, entre a Series X e a PS5.

A PlayStation 5 e a Xbox Series X chegarão ao mercado pelo mesmo valor, e com alguns dias de diferença. Ambas custam €499, mas a consola da Microsoft chega ao mercado no dia 10 de Novembro, já a da Sony a 12 do mesmo mês em alguns mercados, e uma semana depois, a 19 de Novembro, no resto do mundo.

Na teoria, a Xbox Series X será mais potente do que a PlayStation 5, já que estamos a falar de 12TFlops contra 10,5TFlops, no entanto, a chegada da PlayStation 5 é muito mais aguardada pelos utilizadores do que a consola da Xbox. Em alguns minutos, a Sony conseguiu vender todo o stock inicial da sua nova consola, e isso demonstra que os utilizadores estão dispostos a pagar pela consola, ainda antes dela chegar ao mercado.

Game of the Year 2019 – Sekiro: Shadows Die Twice

Mas porque é que os utilizadores preferem a PlayStation 5 em vez da Xbox Series X?

É tudo por uma questão de segurança. Basicamente, quem compra uma consola é para jogar, já que esse é o seu principal propósito, e a Sony dá garantias de muito mais quantidade de jogos, e acima de tudo, mais qualidade dos mesmos.

É preciso recuar ao ano de 2007 para ver um jogo exclusivo Xbox ser considerado o Game of the Year, quando o BioShock ganhou justamente esse troféu. No caso da PlayStation, esse é um prémio recorrente, já que nos últimos 10 anos, foram 2 os exclusivos PlayStation a ganhar o tão aguardado prémio: em 2018 com o God of War, e em 2009 com o Uncharted 2: Among Thieves.

Se fizermos um apanhado dos últimos 10 anos do prémio Game of the Year, apenas 1 titulo não esteve presente numa consola da Sony, enquanto que 3 não estiveram nas consolas da Microsoft.

2009 – Uncharted 2: Among Thieves – PlayStation 3
2010 – Red Dead Redemption – PlayStation 3, Xbox 360
2011 – The Elder Scrolls V: Skyrim – Windows, PlayStation 3, Xbox 360
2012 – The Walking Dead – iOS, Windows, OS X, PlayStation 3, Xbox 360
2013 – Grand Theft Auto V – PlayStation 3, Xbox 360
2014 – Dragon Age: Inquisition – Windows, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One
2015 – The Witcher 3: Wild Hunt – Windows, PlayStation 4, Xbox One
2016 – Overwatch – Windows, PlayStation 4, Xbox One
2017 – The Legend of Zelda: Breath of the Wild – Nintendo Switch, Wii U
2018 – God of War – PlayStation 4
2019 – Sekiro: Shadows Die Twice – Windows, PlayStation 4, Xbox One

Conforme podem ver acima, as consolas da Sony estão presentes em praticamente todos os jogos, já as consolas da Microsoft, falham alguns anos.

Alem disso, dado que a Sony vende sempre muito mais consolas do que a Microsoft, na actual geração mais do que o dobro, é muito mais apetecível para os programadores fazer jogos para a PlayStation do que para a Xbox, e por esse motivo, o catalogo de jogos da PlayStation é substancialmente maior do que o da Xbox.

Juntando todos os motivos revelados acima, torna-se claro que a PlayStation tenha muito mais fãs do que a Xbox, e se a isso juntarmos o Marketing da Sony que é muito mais agressivo do que o da Microsoft, obtermos a resposta à questão colocada no titulo deste artigo.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.