Nintendo Switch 2 não vai surpreender em termos de resolução

Nintendo Switch 2 não vai surpreender em termos de resolução

24 Novembro, 2023 0 Por Joel Pinto

Felizmente para uns, e infelizmente para outros, ainda não temos muitos detalhes sobre a próxima geração da Nintendo Switch, porém as expectativas do mercado, e dos fãs, parecem razoavelmente altas. Uma das perguntas que a maioria dos entusiastas fazem é quão poderosa será essa nova consola e, portanto, que desempenho ele será capaz de oferecer.

Nintendo Switch 2 deverá estar limitada à resolução 1080p

A nova Switch irá incorporar um chipset significativamente mais poderoso que o Nvidia Tegra X1 e X1+ que alimentam os modelos atualmente no mercado, mas sabemos que o CPU não é tudo quando se trata de desempenho. O uso das tecnologias da NVIDIA parece de fundamental importância nos dias de hoje, já que o desempenho vai além de simples gráficos.

Nesta perspetiva, a Nintendo quer explorar tecnologias de inteligência artificial como o DLSS com o objetivo de prolongar a vida útil da consola, mas segundo os últimos rumores a gigante japonesa está a evitar investir na tecnologia DLA (Deep Learning Accelerator), um elemento crucial para melhorar o desempenho do DLSS, pois foi projetado para ajudar os GPUs a executar tarefas de aprendizagem profunda com mais eficiência.

Esse DLSS renderiza a imagem do jogo numa resolução mais baixa e depois utiliza o DLA para recriar a imagem numa resolução mais alta, permitindo que jogue em resoluções mais altas com uma taxa de frames mais alta. Infelizmente, o suposto chip T239 que a empresa deverá utilizar na nova Switch não suporta esta tecnologia, portanto a consola não deverá ser capaz de fornecer uma experiência de jogo em qualidade 4K a 60fps, pois seria capaz de executar jogos a uma velocidade resolução máxima de 1080p, ou na melhor das hipóteses (com alguns sacrifícios) a 1440p.

A apresentação da nova Nintendo Switch está prevista para acontecer no primeiro trimestre de 2024, mas é provável que surjam entretanto outros rumores até que ela seja oficialmente anunciada.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.