Nvidia Tegra T239 em preparação: Será o coração da próxima geração da Nintendo Switch?
22 Setembro, 2022A Nvidia anunciou recentemente a sua nova geração de placas gráficas, mas não é apenas nisso que a empresa está a trabalhar, uma vez que a empresa está a trabalhar no Tegra T239, aquele que dizem ser o chip da próxima geração da Nintendo Switch.
Seja uma eventual Nintendo Switch 2 ou uma Nintendo Switch Pro, a verdade é que essa consola tem sido falada à meses, e até hoje nunca viu a luz do dia, e as revisões da Switch original, que foi lançada em 2017, chegaram sempre com o mesmo chip, o Tegra X1.
Ainda não são conhecidas muitas especificações técnicas deste Tegra T239, mas segundo está a ser dito será uma variante personalizada do Tegra T234, e conta com oito núcleos num único cluster baseado na arquitetura ARM Cortex-A78AE. É possível que este chip seja classificado internamente com o nome de código “Black Knight”. Alem disso, está a ser dito que ele conta com 2048 núcleos CUDA e um desempenho de 4 TFLOPS, e isso significa que será 10x mais potente que o chip da atual Nintendo Switch, que fornece apenas 0,4 TFLOPS.
Se isso por si já não fosse suficientemente animador, as informações dão conta de que o Tegra T239 conta com referencias do DLSS 2.2 e suporte para o raytracing.
Nvidia está a trabalhar no novo Tegra T239
Portanto, fica claro que a Nvidia está atualmente a trabalhar num novo chip e já está a comunicar com os programadores do kernel Linux sobre essa situação. No entanto, não existem garantias de que o mesmo seja para equipar uma nova Nintendo Switch, já que pode simplesmente acabar em outros dispositivos, como por exemplo, uma nova geração da Shield TV.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.