Nintendo e Nvidia estão a trabalhar num chip personalizado para uma nova consola

Nintendo e Nvidia estão a trabalhar num chip personalizado para uma nova consola

23 Janeiro, 2020 0 Por Joel Pinto

Os rumores em torno de uma suposta Nintendo Switch Pro não são novos, e já estão em circulação há algum tempo. Inicialmente, falava-se num novo modelo com o NVIDIA Tegra X1 +, que acabou por se revelar naquela que é hoje a Switch Lite.

Mais recentemente, a Digitimes afirmou que uma nova consola do Nintendo Switch “entraria em produção em massa no primeiro trimestre de 2020” , com uma edição Pro a chegar antes do final do ano. O site não ofereceu detalhes sobre as especificações, ou se essa seria uma consola redesenhada.

Nvidia a trabalhar com a Nintendo para um novo processador

No entanto, um novo rumor que circula online desmente as informações da Digitimes, e diz que as informações não são confiáveis. Segundo os novos rumores, é improvável que um nova Nintendo Switch chegue antes do final do ano. No entanto, uma nova Switch “Pro” está supostamente em desenvolvimento, mas é baseado na arquitetura NVIDIA Volta. A NVIDIA anunciou a arquitectura de 12 nm em 2017, mas apenas lançou as GPUs Tesla e Titan antes de passar para a arquitectura de Turing, que logo será substituída pela Ampere.

O rumor alega que a Nintendo, e a NVIDIA, estão realmente a trabalha num chip personalizado, mas que o mesmo não está pronto para a produção em massa. Além disso, o GPU Volta personalizado não suporta jogos em 4K, e não trás qualquer melhoria significativa de desempenho em relação ao Tegra X1 e Tegra X1 +, encontrado na Switch e na Switch Lite.

Switch Pro

Não é preciso dizer que isso pode nunca acontecer, especialmente porque a Nintendo ainda não o reconheceu essa informação. A Nintendo normalmente também não lança consolas a meio das gerações, mesmo que mais poderosas. O periférico 64DD para o N64 é provavelmente o exemplo mais próximo de uma actualização intermediária de ciclo mais poderosa nos últimos vinte anos, mas a Nintendo interrompeu-o menos de um ano após o seu lançamento.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.