Não, o TikTok não foi vitima de um hack massivo

Não, o TikTok não foi vitima de um hack massivo

6 Setembro, 2022 0 Por Joel Pinto

Na passada sexta-feira começaram a aparecer algumas informações que davam conta de um grande hack que tinha afectado a rede social TikTok, e que havia exposto os dados de praticamente todos os utilizadores dessa rede social. Segundo os supostos autores desse ataque, até o código-fonte da aplicação teria sido roubado.

Para provar as suas alegações, os hackers divulgaram várias capturas de ecrã, cada uma a mostrar as supostas bases de dados roubadas no seu ataque. Essa revelação obviamente criou muito ruído na Internet, e por um bom motivo: não apenas a aplicação chinesa que é uma das mais populares do mundo, mas também aconteceu poucas horas depois de um relatório dos investigadores da 365 Defenders.

Após alguns dias de silêncio, a ByteDance finalmente pronunciou-se sobre essa situação, depois que as “explorações” dos hackers terem sido retransmitidas pelo site Bleeping Computer. A controladora da empresa chinesa começou a semana com notícias tranquilizadoras para os utilizadores: segundo ela, nenhuma evidência de violação de dados foi registada no seu sistema. Ao contrário do que afirma o grupo AgainstTheWest, o TikTok negou firmemente a pirataria do seu código-fonte, mas também dos 790GB de dados e dos aproximadamente 2 biliões de registos dos utilizadores.

TikTok

TikTok nega ter sofrido qualquer ataque informático

Pela mão da sua porta-voz, Maureen Shanahan, a empresa negou formalmente as alegações do grupo de hackers. Numa declaração ao pessoal do The Verge, ela diz:

“Confirmamos que as amostras de dados em questão estão todas disponíveis publicamente e não se devem a um comprometimento dos sistemas, redes ou bases de dados do TikTok”.

Ou seja, não entre em pânico. Os dados “roubados” pelo AgainstTheWest resultariam na pior das hipóteses de uma operação de raspagem (que consiste em sugar uma grande quantidade de dados publicamente acessíveis), e na melhor das hipóteses de um simples bluf.

Segundo o TikTok, não há necessidade de tomar medidas especiais para combater a situação. Uma constatação confirmada por um dos directores regionais da Microsoft, Troy Hunt, que também acredita que esses dados não viriam de um roubo, ou mesmo de uma falha. Em caso de dúvida, aconselhamos ainda que opte por uma password segura e active a autenticação em duplo factor.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.