Quais os motivos que levaram a Olympus a desistir do mercado de fotografia?

Quais os motivos que levaram a Olympus a desistir do mercado de fotografia?

26 Junho, 2020 0 Por Joel Pinto

Na passada quarta feira revelamos aqui que um grande nome da fotografia, tal como a Canon e a Nikon, estava a ter algumas dificuldades para fortalecer a sua pegada num mercado que foi enfraquecido pelos smartphones, e estou a falar da Olympus. Na ocasião revelei que a empresa vendeu a sua divisão de fotografia à Japan Industrial Partners, a mesma empresa que no passado assumiu o negocio VAIO, da Sony.

Mas quais foram os motivos que levaram a Olympus a decidir seguir esse caminho? As câmaras lançadas pela Olympus nos últimos anos são do melhor que o mercado tem, no entanto, a sua actividade neste sector representa apenas uma pequena parte das suas vendas. Nos últimos anos, a marca decidiu dar prioridade à venda de equipamentos médicos, em particular endoscópios, e esse sim representa a sua principal actividade. Além disso, a divisão de câmaras teve perdas financeiras nos últimos três exercícios. Somente no ano passado, essa actividade teria gerado uma perda operacional de quase 10,4 biliões de ienes, ou seja, cerca de 86 milhões de euros.

Olympus

Olympus decidiu que está na hora de virar a página

Se essa decisão fizer sentido para a marca hoje, não impedirá que os fãs mais antigos da marca fiquem tristes com a tomada de posição. A marca centenária chegou ao mercado de câmaras em… 1936 . Portanto, um verdadeiro peso pesado do mercado, que conseguiu enfrentar os gigantes que gradualmente chegaram ao sector, como a Canon, a Nikon, a Pentax ou, mais recentemente, Sony , que domina claramente o mercado, nos últimos anos.

A empresa, no entanto, gradualmente afastou-se dessa actividade, já que o uso desse tipo de dispositivo começou a marginalizado em favor dos smartphones.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.