Microsoft Edge com crescimento impressionante: já ocupa posição muito importante

Microsoft Edge com crescimento impressionante: já ocupa posição muito importante

7 Maio, 2022 0 Por Joel Pinto

Microsoft Edge passa o Safari e já é o segundo navegador mais utilizado no desktop

A Google ainda domina o mercado de navegadores com o Google Chrome, mas está a ver a sua posição dominante ser ameaçada por um navegador relativamente novo: o Microsoft Edge.

Se tivermos em consideração os números mais recentes da Statcounter, o novo Microsoft Edge é actualmente o segundo navegador mais utilizado no planeta, quando se trata de números totais de utilizadores de desktop. E isso é realmente impressionante, considerando que o software não existe há tanto tempo, se comparado aos seus rivais.

A versão mais recente, e completamente reconstruida, do Edge foi lançada pela primeira vez em 2020 e os utilizadores estão claramente a gostar do trabalho da Microsoft. Segundo a Statcounter, o Chrome ainda lidera o mercado com 66,9% do mercado. Mas agora é seguido pelo Microsoft Edge que agora conta com uma participação de 10,7%, que deixa para trás o Safari da Apple com 9,62% e o Firefox com 7,87%.

Uma coisa que parece ter levado os utilizadores para o Edge é que agora ele é baseado no Chromium, o que o torna muito semelhante ao Google Chrome. Isso permite que o Microsoft Edge tenha a mesma compatibilidade que o Chrome e também significa que ele pode usar a mesma extensa biblioteca de complementos. Alem disso, ele conta com uma vantagem que mais nenhum navegador possui: um modo Internet Explorer, que já começa a ser muito utilizado pelo mercado corporativo.

Outro recurso importante é que ele pode consumir muito menos energia ao utiliza-lo num laptop, o que ajuda a melhorar a vida útil geral da bateria.

Obviamente, o Chrome ainda está na frente quando se trata de números de utilizadores e o Safari ainda supera esse software se incluir os números da navegação móvel, mas a Microsoft tem grandes planos para ajudar a fechar essa lacuna. Na verdade, a empresa de Redmond anunciou recentemente que está a equipar o seu navegador com um recurso VPN gratuito, chamado Edge Secure Network.

chromium Microsoft Edge

Esse recurso está a ser lançado como parte dos esforços para melhorar a segurança, e a privacidade, dos utilizadores do navegador da Microsoft. Quando activado, a nova ferramenta criptografará o tráfego dos utilizadores para que qualquer informação que eles desejem manter em sigilo, assim o permaneça... mesmo do seu ISP.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.