As melhores plataformas de streaming de música da atualidade

As melhores plataformas de streaming de música da atualidade

30 Março, 2021 0 Por Sandro Sotto

Se Nietzsche vivesse no século XXI, a sua famosa expressão “a vida sem música não faz sentido” seria, com certeza, algo mais próximo de “a vida sem uma plataforma de streaming de música não faz sentido”.

A expressão conterá a sua dose de exagero, mas a verdade é que as plataformas de streaming de música vieram modificar de forma profunda o modo como acedemos e ouvimos as nossas bandas e canções favoritas.

Com estas plataformas deixamos para trás a era dos CDs e dos downloads infinitos já que a transmissão é feita diretamente pela internet e dispõe de um acervo de milhões de músicas e centenas de podcasts a que temos acesso a partir de qualquer lugar e a qualquer hora bastando, para isso, um simples smartphone ou computador, uma ligação à Internet e um cartão de crédito. E porquê um cartão de crédito? A maioria das subscrições Premium ou pagas, assim o exigem.

Veja-se o caso do cartão de crédito online Unibanco, um cartão sem anuidade e com oferta de cashback que possibilita receber até 200€ de volta nas compras, incluindo subscrições, realizadas durante o primeiro ano.

Com adesão 100% digital, torna-se simples assim pedir um cartão de crédito online para a subscrição de serviços de música, séries, entre outras aplicações.

Quanto às opções de serviços de musica de streaming, estas começam a ser infinitas, tornando o ato de escolher o melhor serviço numa tarefa ingrata.

O ideal é optar pelo serviço de streaming de música que melhor atende às suas necessidades.

Análise: 5 plataformas de streaming de música

Spotify

Qualquer lista de serviços de streaming de música que não incluam o Spotify estará sempre incompleta. Ao Spotify deve-se, em grande medida, a grande popularidade e desenvolvimento que estas plataformas têm experienciado ao longo dos anos.

Líder a nível mundial em utilizadores ativos e oferta de catálogo, o Spotify apresenta uma versão gratuita que funciona muito bem (ainda que com anúncios e playlists que tocam em modo aleatório) e uma versão paga que permite não só ouvir músicas offline, como também dá acesso a podcasts e outro tipo de conteúdos.

Aplicação Spotify assistente

Este serviço oferece ainda a possibilidade de criar playlists, aceder às letras das músicas e partilhar o que se está a ouvir nas redes sociais. Além disto, existe o Spotify Radio que “passa” músicas sugeridas à medida do gosto de cada um.

Para quem ouve música, preferencialmente, a partir do telemóvel ou do tablet, saiba que o Spotify é considerado como um dos melhores serviços de streaming de música para Android.

Deezer

Com mais de 50 milhões de músicas, o Deezer oferece ao público mais de 30 web rádios temáticas, criação de playlists e a possibilidade de sincronização de arquivos em MP3 do computador e playlists do iTunes.

Além disso, é possível fazer o download de músicas diretamente da aplicação para ouvi-las offline e seguir os seus amigos para descobrir o que eles andam a ouvir.

Tal como o Spotify, o Deezer fornece um serviço gratuito, mas com menos opções: a plataforma não permite escolher músicas específicas para ouvir e nem a possibilidade de saltar as faixas ou fazer downloads. O plano gratuito conta ainda com a exibição de anúncios.

Amazon Music Unlimited

O funcionamento a catálogo (mais de 60 milhões de músicas) desta plataforma em pouco difere daquilo que é oferecido pelo Spotify, excetuando não ter uma opção gratuita. Todos os pacotes Amazon Music Unlimited permitem que o assinante “salte” faixas, escolha a música que quer ouvir e faça o download para ouvir offline.

Para quem já é assinante do Amazon Prime, a subscrição desta plataforma é particularmente vantajosa dado que ela congrega diferentes serviços sob o mesmo “guarda-chuva”.

Apple Music

Para além de um acervo com mais de 70 milhões de músicas, este serviço conta com playlists com curadoria de músicos, estações de rádio, videoclipes e conteúdo exclusivo como concertos e programas. Além disso, o serviço permite que o utilizador possa ouvir, em modo offline, e faça o importe de mais de 100 mil músicas para a sua biblioteca.

apple music streaming de música

Tudo com a chancela de qualidade Apple.

Ideal para quem é utilizador de iPhone ou iPad, o Apple Music apresenta planos de preços bastante competitivos para aquilo que é a prática habitual na marca.

Tidal

De acordo com as mais recentes noticias, a plataforma Tidal criada por Jay-Z, conhecido rapper e companheiro de Beyoncé, foi recentemente comprada pelo CEO do Twitter.

Falando da plataforma em si, Tidal dá particular enfase à qualidade do som e apresenta uma biblioteca com mais 70 milhões de músicas, bem como playlists personalizadas e mais de 250 mil vídeos de alta qualidade onde se incluem videoclipes, eventos e transmissões ao vivo exclusivas. Além disto, é ainda possível fazer o download das músicas para ouvir offline.

streaming de música

Apesar dos preços elevados, é de assinalar que esta plataforma de streaming não tem anúncios em nenhum dos planos de subscrição.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.