Mate 30: CEO da Huawei garante que o bootloader é facilmente desbloqueado

Mate 30: CEO da Huawei garante que o bootloader é facilmente desbloqueado

21 Setembro, 2019 0 Por Joel Pinto

Era previsível que isso acontecesse, mas agora é realmente oficial, a Huawei vai permitir que o Bootloader dos seus mais recentes smartphones, da série Mate 30, seja desbloqueados com relativa facilidade.

Muitos dos que estão a ler este artigo devem estar a questionar o que é o bootloader. Na verdade essa é uma questão muito técnica, e quem tem poucos conhecimentos técnicos pode ter alguma dificuldade em perceber do que se trata. Mas é basicamente um programa que entra em acção sempre que iniciamos os nossos dispositivo, activando o sistema operativo certo. Ele está presente em todos os dispositivos que contem com um sistema operativo, seja ela um tablet, um smartphone, ou mesmo um PC.

Segundo as informações do pessoal do androidauthority, o CEO da Huawei, Richard Yu, informou o seguinte num comunicado:

Limitamos [desbloqueio do bootloader] porque queríamos garantir mais segurança aos consumidores. Mas desta vez deixaremos mais liberdade para os consumidores, para que eles possam fazer mais personalizações sozinhos. Então, estamos a planear permitir que os consumidores façam isso.

Huawei CEO RIchard Yu - Mate 30: CEO da Huawei garante que o bootloader é facilmente desbloqueado

Richard Yu

Qual a vantagem de se poder desbloquear o Bootloader no Huawei Mate 30?

Mais uma vez isto é uma questão um tanto ou quanto técnica. Mas isso permite que os utilizadores facilmente instalem um menu de recuperação personalizado (habitualmente chamado de Custom Recovery), e obtenham o acesso Root nos equipamentos... para quem não sabe o que é isso, basicamente é como o modo de administrador no Windows.

Como todos devem saber, a série Huawei Mate 30 foi anunciada sem as aplicações e serviços da Google. E quando no inicio deste artigo informei que isto já era previsível que fosse acontecer, foi por alguma razão. Sim, com o Bootloader desbloqueado, praticamente qualquer utilizador instala com "relativa facilidade" esses mesmos serviços e aplicações da Google no equipamento.

Obviamente que não é tão fácil como instalar uma aplicação via Google Play, mas com o Bootloader desbloqueado no Mate 30, torna essa tarefa muito mais fácil, e praticamente acessível a uma grande quantidade de utilizadores.

Será isso o suficiente para que os utilizadores comprem o smartphone sem aplicações e serviços da Google? Duvido.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos.