Linux Mint 21 “Vanessa” já está disponível para download
1 Agosto, 2022O altamente esperado Linux Mint 21 “Vanessa” foi ontem oficialmente disponibilizado para todos aqueles que queiram utilizar. Ele surge após um período de testes beta que durou cerca de duas semanas e apenas alguns dias após terem sido disponibilizados os seus ISOs para verificação.
Cada uma das edições do Linux Mint 21 receberá a mesma quantidade de suporte, incluindo actualizações de segurança que serão entregues durante os próximos cinco anos, ou seja, até 2027.
Segundo o chefe da equipa do Linux Mint, Clem Lefebvre, 152 problemas foram relatados durante o período beta e muitos foram corrigidos para este lançamento. Ele confirmou que ainda há vários problemas que precisam de ser classificados, mas são de gravidade menor e serão resolvidos numa actualização posterior através do gestor de actualizações.
Lefebvew também revelou que a equipa está a trabalhar para activar as actualizações do Linux Mint 20.3 para o Linux Mint 21, mas um anúncio será efectuado quando isso tiver pronto..
Existem muitas mudanças no Linux Mint 21 que devem melhorar a experiência geral de utilização. Para aqueles que preferem mudanças mais conservadoras, ficarão felizes em saber que o layout da área de trabalho é praticamente a mesma das versões anteriores.
Mas aqui ficam as principais mudanças do Linux Mint 21:
- Blueman substitui o Blueberry para suporte a Bluetooth. O Blueman é agnóstico de desktop, então funciona melhor nas diferentes edições do Linux Mint.
- As miniaturas foram melhoradas com suporte para mais tipos de ficheiros, incluindo AppImage, ePub, MP3, imagens RAW, Webp.
- Notas autoadesivas podem ser duplicadas. Se escolher notas de cores aleatórias, elas alternam uma selecção de cores em vez de uma selecção aleatória para garantir notas de cores diferentes.
- Um novo monitor de processo na bandeja do sistema permite que o utilizador saiba se as actualizações automáticas, ou instantâneas, do sistema estão a ser executadas em segundo plano. Essas actividades podem afectar o desempenho do sistema temporariamente, portanto, o indicador está lá apenas para que saiba o que está a causar a lentidão.
- XApps foram melhorados: Timeshift agora é um XApp, suporte Webp foi adicionado ao xviewer e thumnails, Thingy recebeu melhorias na interface de utilizador e o gestor WebApp suporta mais navegadores.
Se está ansioso para obter o Linux Mint 21, precisa de saber o seguinte: Se estiver a executar o Linux Mint 20.3 e tiver muitos dados no seu sistema, talvez seja melhor aguardar pela chegada da actualização, que agora usa uma ferramenta de actualização gráfica. Se não tiver preocupado com a preservação de dados, e quiser fazer uma instalação limpa, apenas precisa de aceder aqui e descarregar a edição do Linux Mint que deseja.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.