Linux Mint 21 "Vanessa" já está disponível para download

Linux Mint 21 "Vanessa" já está disponível para download

1 Agosto, 2022 0 Por Joel Pinto

O altamente esperado Linux Mint 21 "Vanessa" foi ontem oficialmente disponibilizado para todos aqueles que queiram utilizar. Ele surge após um período de testes beta que durou cerca de duas semanas e apenas alguns dias após terem sido disponibilizados os seus ISOs para verificação.

Cada uma das edições do Linux Mint 21 receberá a mesma quantidade de suporte, incluindo actualizações de segurança que serão entregues durante os próximos cinco anos, ou seja, até 2027.

Segundo o chefe da equipa do Linux Mint, Clem Lefebvre, 152 problemas foram relatados durante o período beta e muitos foram corrigidos para este lançamento. Ele confirmou que ainda há vários problemas que precisam de ser classificados, mas são de gravidade menor e serão resolvidos numa actualização posterior através do gestor de actualizações.

Lefebvew também revelou que a equipa está a trabalhar para activar as actualizações do Linux Mint 20.3 para o Linux Mint 21, mas um anúncio será efectuado quando isso tiver pronto..

Existem muitas mudanças no Linux Mint 21 que devem melhorar a experiência geral de utilização. Para aqueles que preferem mudanças mais conservadoras, ficarão felizes em saber que o layout da área de trabalho é praticamente a mesma das versões anteriores.

Linux Mint 21

Mas aqui ficam as principais mudanças do Linux Mint 21:

  • Blueman substitui o Blueberry para suporte a Bluetooth. O Blueman é agnóstico de desktop, então funciona melhor nas diferentes edições do Linux Mint.
  • As miniaturas foram melhoradas com suporte para mais tipos de ficheiros, incluindo AppImage, ePub, MP3, imagens RAW, Webp.
  • Notas autoadesivas podem ser duplicadas. Se escolher notas de cores aleatórias, elas alternam uma selecção de cores em vez de uma selecção aleatória para garantir notas de cores diferentes.
  • Um novo monitor de processo na bandeja do sistema permite que o utilizador saiba se as actualizações automáticas, ou instantâneas, do sistema estão a ser executadas em segundo plano. Essas actividades podem afectar o desempenho do sistema temporariamente, portanto, o indicador está lá apenas para que saiba o que está a causar a lentidão.
  • XApps foram melhorados: Timeshift agora é um XApp, suporte Webp foi adicionado ao xviewer e thumnails, Thingy recebeu melhorias na interface de utilizador e o gestor WebApp suporta mais navegadores.

Se está ansioso para obter o Linux Mint 21, precisa de saber o seguinte: Se estiver a executar o Linux Mint 20.3 e tiver muitos dados no seu sistema, talvez seja melhor aguardar pela chegada da actualização, que agora usa uma ferramenta de actualização gráfica. Se não tiver preocupado com a preservação de dados, e quiser fazer uma instalação limpa, apenas precisa de aceder aqui e descarregar a edição do Linux Mint que deseja.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.