IPTV, Streaming, Dark Web: Europol desmantela mais de 30000 sites piratas

IPTV, Streaming, Dark Web: Europol desmantela mais de 30000 sites piratas

4 Dezembro, 2019 0 Por Joel Pinto

A Europol anunciou que encerrou mais de 30000 sites piratas, incluindo alguns domínios associados ao Streaming, IPTV e a venda de produtos falsificados e ilícitos. Essa repressão em larga escala envolveu as autoridades policiais de 18 Estados-Membros da UE numa investigação conjunta com a Europol e Interpol, mas também o centro de coordenação dos direitos de propriedade intelectual dos Estados Unidos, entre outros.

Pirataria na mira da Europol e outras entidades

Produtos farmacêuticos falsificados, filmes e séries piratas, transmissão ilegal de programas de televisão, músicas, software, etc. A Europol realizou uma operação que levou à apreensão de 30 506 nomes de domínio sem fornecer uma lista. As autoridades também detiveram três suspeitos, apreenderam 26000 produtos de luxo (roupas, perfumes), 363 litros de álcool, produtos electrónicos para revenda e muitas propriedades pertencentes aos detidos. Dinheiro também fez parte da apreensão, e no total mais de €150 000 eram mantidos em várias contas bancárias e plataformas de pagamento online.

Não sabemos se grande parte fazem parte de sites offline. Uma declaração de uma das instituições investigativas, o Centro Nacional de Coordenação de Direitos de Propriedade Intelectual dos EUA, qye cita três nomes de domínio entre os milhares apreendidos. Estes são Lostmoviefinder.com, Istreamitall.com e Lostmoviefound.com, três sites que me são completamente desconhecidos. Não é possível obter informações sobre outros nomes de domínio na lista.

hacker network - IPTV, Streaming, Dark Web: Europol desmantela mais de 30000 sites piratas

A operação que levou a esse desmantelamento faz parte da campanha lançada em 2014 pela Europol, que visa combater as redes de pirataria e desordens da Dark Web, onde são negociados vários produtos illícitos, produtos roubados ou falsificados. O objectivo é alcançar uma web "mais segura para os consumidores". Ao mesmo tempo, a Europol anunciou que desmantelou uma rede de lavagem de dinheiro. Dezenas de pessoas ligadas a mais de 200 "mulas financeiras" foram detidas como parte desta operação.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos.