Mas afinal o que é o IPTV? Para que serve? Como funciona?

Mas afinal o que é o IPTV? Para que serve? Como funciona?

11 Outubro, 2019 2 Por Joel Pinto

O termo IPTV, tem estado pelas bocas do mundo, e infelizmente pelas piores razões. Mas afinal o que é o IPTV? IPTV significa Internet Protocol TV ou Internet Protocol Television. Em termos mais práticos, Televisão por IP, uma forma de transmitir televisão pela Internet, e com um método diferente das plataformas de streaming convencionais, como Netflix, Amazon Prime Video, Disney Plus, ou HBO, entre outras. Apesar de não ser muito utilizado pelas operadoras em Portugal, a verdade é que em muitos países ele é utilizado pelas próprias operadoras para oferecer os seus canais de televisão.

Se quer uma resposta um pouco mais técnica, então fique a saber o que o IPTV faz é criar uma rede privada directa, vulgarmente chamada de VPN, entre quem oferece os canais e o utilizador, para que estes possam receber esses canais. Os canais são transmitidos ondemand e o transmissor reserva parte da sua largura de banda para IPTV.

Quais são vantagens e desvantagens do IPTV?

A grande vantagem do IPTV é que ele não necessita de um dispositivo para receber e/ou descodificar os canais. Em Portugal estamos habituados a que as operadoras disponibilizem uma BOX, que se liga à TV, para que possamos ver os canais. Com o IPTV essa box é dispensável.
Depois existe a questão da mobilidade, já que o IPTV pode ser usado em praticamente qualquer dispositivo que possua um ecrã, seja ele uma TV, um smartphone, um tablet, um PC, etc.. Se tem um ecrã, é possível utiliza-lo para assistir ao seu conteúdo.

No entanto, o IPTV tem as suas desvantagens, e desde logo a começar pela largura de banda. Sim, o Internet Protocol Television consome uma grande largura de banda, e consequentemente uma grande quantidade de tráfego, e quando usado em dispositivos móveis, sem estar ligado a uma rede Wifi, poderá gerar uma surpresa desagradável quando for verificar os consumos de dados móveis.

O que é uma lista de canais IPTV?

Quantas e quantas vezes vemos utilizadores a utilizar as redes sociais a perguntar o que é uma lista de canais IPTV? Eu vejo isso acontecer com muita frequência. As listas de canais, é como o seu nome indica, uma lista que tem os endereços, para o servidor de canais, e é ela a responsável por entregar no seu dispositivo os canais disponibilizados pelo fornecedor. As listas de canais é um ficheiro muito pequeno, que habitualmente tem uma extensão m3u. No entanto, elas podem ter outros formatos, como o m3u8 ou w3u, e, portanto, também são conhecidos como “Listas m3u”. Existem centenas de aplicações, incluindo o Kodi ou o VLC, que podem ser utilizados para carregar essas listas, que por sua vez liberta os canais na aplicação.

Porque é que a imagem “gela” muitas vezes quando estou a assistir aos canais?

Bem existem muitos factores para que isso possa acontecer. É habitual que isso aconteça devido à uma ligação à Internet instável, ou fraca. Se esse não for o seu caso, o melhor é ligar para o seu operador de IPTV porque o problema geralmente está do lado deles.

Mas tenho uma lista gratuita, contacto com quem? Pois bem, essa é a maior desvantagem para quem usa uma lista de canais gratuita. A infraestrutura pode não aguentar todos os acessos, e o reflexo é esse mesmo, os canais param… principalmente nos momentos de maior interessa, como em eventos desportivos.

Mesmo em serviços pirata, e pagos, isso acontece com alguma frequência, mas se a internet do seu lado está ok, dificilmente é um problema local, e regra geral é problema do lado de quem serve o serviço, ou de quem lhe fornece a internet, estar a bloquear o acesso.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.