iPhone: Instalar aplicações fora da App Store na Europa no inicio de 2024

iPhone: Instalar aplicações fora da App Store na Europa no inicio de 2024

13 Novembro, 2023 0 Por Joel Pinto

Se acreditarmos nas palavras de Mark Gurman, o famoso jornalista da Bloomberg, os utilizadores do iPhone na União Europeia poderão descarregar e instalar aplicações de fora da App Store já a partir do primeiro semestre de 2024.

Sideload chega ao iPhone no inicio de 2024

Esta alteração está a ser feita pela Apple para cumprir a nova Lei dos Mercados Digitais (DMA) emitida pela União Europeia que entrou em vigor no passado dia 1 de novembro de 2022. Os requisitos deste estabelecem que empresas “gatekeepers” como a Apple devem abrir os seus serviços e plataformas para outras empresas e programadores.

O processo, que é conhecido como sideload, permite que os utilizadores instalem nos seus dispositivos aplicações que foram descarregadas diretamente de um site ou programador, como faria num computador, ou através de uma loja de aplicações de terceiros, como a Appstore da Amazon, que foi lançada em 2011 com aplicações para Android.

Historicamente, a Apple sempre foi contra a possibilidade de os utilizadores terem a capacidade de fazer sideload de aplicações, tendo publicado um documento intitulado “Construindo um ecossistema confiável para milhões de aplicações”, que detalha porque o controlo que tem sobre a App Store é uma coisa boa e que acredita que lojas de aplicações de terceiros, e de carregamento lateral, são um risco à segurança.

O prazo para cumprimento do DMA da União Europeia termina a 6 de março de 2024, portanto a expectativa seria que a Apple fizesse essas alterações antes desta data. A Microsoft já fez alterações no Windows 11 para permitir a integração de lojas de aplicações de terceiros, e o Android sempre ofereceu suporte para o sideload.

As taxas da Apple para programadores que distribuem através da App Store sempre foram controversas, muitas vezes fazendo com que os preços das assinaturas fossem mais altos no iOS exatamente por esse motivo. Não se sabe exatamente como a Apple irá gerir o processo de sideload, no entanto, a atualização para introduzir isso incluirá um “sistema altamente controlado”.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.