iOS 16.3 poderá tornar o iCloud num cofre quase inviolável

iOS 16.3 poderá tornar o iCloud num cofre quase inviolável

19 Janeiro, 2023 0 Por Joel Pinto

Com o iOS 16.3 que muito provavelmente será distribuído já na próxima segunda-feira, dia 23 de janeiro de 2023, o iCloud Advanced Data Protection também deve chegar a muitos outros países. Trata-se de uma função que ainda não está presente em todos os mercados, mas que nasceu com a atual versão do iOS quando chegou aos utilizadores americanos.

Ao que tudo indica, o iOS 16.3 vai disponibilizar o iCloud Advanced Data Protection também em outros mercados, atendendo às necessidades de quem aceita trocar um pouco de conforto pela máxima segurança possível dos dados armazenados na “nuvem” da Apple.

A proteção avançada de dados do iCloud permite descriptografar a maior parte do conteúdo do iCloud apenas em dispositivos autorizados.

Por enquanto, os dados contidos na nuvem são protegidos por criptografia, mas a chave também é mantida nos cofres da Apple para algumas finalidades, entre elas a devolução da sua conta quando perde as suas credenciais. Aqui, ao ativar a proteção avançada, há apenas uma chave, e ela fica guardada no dispositivo do dono da conta, e dos dados.

Por um lado, isso implica que, se os servidores da Apple forem hackeados, ou a empresa for forçada a abrir a "porta" devido a um mandato, os nossos ativos digitais, sem a nossa chave, ainda permanecerão blindados. Por outro lado, é necessário ter muito cuidado porque há apenas uma chave, a Apple deixa de possuir uma "cópia" da mesma para possivelmente nos livrar de problemas.

iCloud Advanced Data Protection deverá chegar a novos mercados com o iOS 16.3

Ao ativar a Proteção Avançada de Dados torna-se essencial lembrar a password de acesso ao iCloud, e configurar métodos alternativos de recuperação caso a perca, por exemplo, a indicação de um contacto confiável ou uma chave de recuperação para escrever, ou imprimir, para mantê-lo num local seguro.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook e do Instagram? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.