Instagram volta a ser acusado de espiar os utilizadores

Instagram volta a ser acusado de espiar os utilizadores

20 Setembro, 2020 0 Por Joel Pinto

O Instagram espiou os seus utilizadores usando a câmara do iPhone? Brittany Conditi, norte-americana que decidiu entrar com uma acção legal contra a rede social do Facebook, diz que sim.

Esta reclamação está relacionada ao iOS 14. A Apple adicionou novas notificações no ecrã para permitir que os utilizadores saibam se uma aplicação está a usar o microfone, ou a câmara, do iPhone. Se o microfone for usado, um ponto laranja aparecerá no canto superior direito do ecrã, já se for a câmara, aparecerá um ponto verde. Em Julho, durante a fase beta do iOS 14, os utilizadores perceberam que o ponto verde estava presente enquanto navegavam no Instagram, mesmo não estando a usar a câmara. A rede social garantiu que era um bug, e que já tinham lançado um correcção para essa situação.

“O Instagram acede sempre há câmara do smartphone dos utilizadores enquanto a aplicação está aberta, e monitoriza os utilizadores sem sua permissão, ou seja, quando os utilizadores não estão a interagir com a função de câmara do Instagram”, é apenas parte daquilo que podemos ler na reclamação.

Instagram likes vídeochamadas iOS 14

Instagram está mais uma vez a ser acusado de espiar os utilizadores

A reclamação também afirma que o Facebook está monitorizar os utilizadores para recolher “dados lucrativos e valiosos sobre os seus utilizadores aos quais de outra forma não teriam acesso”, a fim de ter anuncios cada vez mais direcionados e, assim, ganhar cada vez mais dinheiro.

De momento não é revelado quanto pedem de indemnização, mas o reclamante já fez saber que quer que a justiça declare que este comportamento do Facebook foi simplesmente ilegal, para depois cada um dos utilizadores ter direito a pedir o que bem entender.

Até ao momento em que este artigo está a ser escrito, a rede social não tinha feito qualquer comentário sobre o assunto. Mas esta não é a primeira vez que este assunto surge, mas desta vez chegou à justiça.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.