Facebook novamente em apuros, e desta vez por causa do Instagram

Facebook novamente em apuros, e desta vez por causa do Instagram

12 Agosto, 2020 0 Por Joel Pinto

Quando o assunto é polémico, existem boas possibilidades de o nome do Facebook estar envolvido. O seu passado não abona muito a seu favor, e o seu presente parece que não está a ser melhor. Desta vez a empresa está a ser acusada de recolher ilegalmente os dados biométricos de 100 milhões de utilizadores com conta no Instagram.

Segundo está a ser avançado pelo Bloomberg:

"o Facebook Inc. está a enfrentar novas alegações de que recolhe ilegalmente dados biométricos dos utilizadores, desta vez num processo contra aplicação de partilha de fotos, Instagram, que é de propriedade da empresa."

Conforme indicado pelo referido meio, a empresa já se ofereceu para pagar 650 milhões de dólares para resolver um processo semelhante, mas actualmente uma nova intimação no tribunal estadual em Redwood City, Califórnia, acusa a empresa de partilhar os dados biométricos de utilizadores do Instagram.

Facebook volta a abusar e desta vez com o instagram

Ainda não está muito claro quais foram as intenções do Facebook nesta história, especialmente considerando a necessidade de encontrar um acordo entre as partes e possivelmente uma compensação (possivelmente várias centenas de dólares) para cada utilizador afectado pela recolha de dados biométricos, no Instagram, sem o seu consentimento explícito.

De qualquer forma, essa é uma nova mancha na já muito baixa reputação que o Facebook tem na opinião pública, já que, como se deve lembrar (se não se lembra, devia lembrar), o escândalo Cambridge Analytica havia revelado a maior violação de privacidade da história da empresa.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.