Instagram sob investigação por causa do impacto que causa nas crianças

Instagram sob investigação por causa do impacto que causa nas crianças

19 Novembro, 2021 0 Por Joel Pinto

Os procuradores-gerais de diversos estados dos Estados Unidos decidiram iniciar uma investigação sobre o Instagram e o seu impacto nas crianças. Eles querem determinar se a rede social está ser/foi intencionalmente prejudicial para os jovens.

O grupo de promotores vai verificar se Meta (a controladora do Facebook e do Instagram) “violou as leis de protecção ao consumidor e colocou o público em risco”, declara Maura Healey, Procuradora Geral de Massachusetts. “O Facebook, agora chamado de Meta, não conseguiu proteger os jovens das suas plataformas e, em vez disso, optou por ignorar ou, em alguns casos, reforçar as práticas que representam uma ameaça real à saúde física e mental”, explorando assim as crianças para obter lucro”, explica ela.

A investigação visa “examinar escrupulosamente como esta empresa interage com os jovens utentes, para identificar qualquer prática ilegal e pôr fim aos abusos”, acrescenta o procurador. O inquérito é co-liderado por representantes democratas e republicanos dos estados da Califórnia, Florida, Kentucky, Massachusetts, Nebraska, Nova Jersey, Tennessee e Vermont. Os procuradores-gerais de Nova York, Colorado e Texas também anunciaram a sua participação.

Instagram ProRAW Stories histórias

Nova investigação assombra o Instagram

No passado mês de Maio, procuradores-Gerais de 44 Estados já tinha enviado uma carta a Mark Zuckerberg, pedindo-lhe que abandone o plano de criar uma versão do Instagram para menores de 13 anos. Eles discutiram pesquisas que mostram uma correlação entre o uso das redes sociais e o aumento do sofrimento psíquico e do comportamento suicida entre os jovens. Já em Setembro, grupo decidiu finalmente anular esse projecto, em face de várias críticas e indicou que ele estava a pausar o seu trabalho nesta nova versão.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.