Instagram digitaliza o rosto dos utilizadores para verificar a sua idade

Instagram digitaliza o rosto dos utilizadores para verificar a sua idade

23 Junho, 2022 0 Por Joel Pinto

O Instagram implementou um novo sistema que consiste em digitalizar o rosto dos utilizadores para determinar a sua idade, e assim garantir que eles são maiores de idade. O primeiro teste aconteceu nos Estados Unidos.

Se um utilizador menor tentar alterar a sua data de nascimento no Instagram para se tornar adulto, ocorrerá essa verificação. Ele tem que enviar uma cópia do seu documento de identificação, gravar um vídeo de selfie ou pedir a três amigos para confirmar a sua idade.

“Estamos a testar esse sistema para garantir que adolescentes, e adultos, tenham uma experiência adequada à idade. Também fazemos parceria com a Yoti, empresa especializada em verificação de idade online, para garantir a privacidade dos dados.” Explica a rede social.

Para o vídeo, uma inteligência artificial determina se a pessoa é maior de idade. É feita uma estimativa da idade e segundo o que a inteligência artificial determinar, a alteração da data de nascimento é aceite ou recusada. A ideia não é determinar a idade exacta da pessoa, mas apenas garantir que ela tenha pelo menos 18 anos, dada a estrutura do seu rosto.

Instagram

Poderá ter de digitalizar o seu rosto para confirmar a sua idade no Instagram

O Instagram garante que o vídeo do utilizador que é partilhado apenas com o Yoti para determinar a idade. Depois que a idade é determinada, tanto a Meta (empresa controladora do Instagram) como a Yoti excluem o vídeo.

Podemos enganar esse sistema? tecnicamente sim. Podemos imaginar que algumas pessoas vão usar a foto de um adulto. Ainda não se sabe se Yoti pode aperfeiçoar esse sistema. No entanto, a minha preocupação nem é essa: E se a Yoti, ou o Instagram, utilizam esses vídeos para aperfeiçoar algo relacionada à inteligência artificial?

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.