“Guerra” entre Apple e Spotify sobe de tom

“Guerra” entre Apple e Spotify sobe de tom

27 Junho, 2019 0 Por Joel Pinto

No passado mês de Maio, expliquei aqui, que a Spotify apresentou uma queixa contra a Apple na Comissão Europeia sobre o imposto aplicado sobre os pagamentos. A plataforma defende o seu caso no site dedicado Time to Play Fair. A empresa de Cupertino entrou em contra-ataque através de um comunicado de imprensa.

 

Apple responde às acusações de Spotify

O Spotify critica um abuso de posição dominante no mercado de streaming de música. Concorrência da Apple Music e práticas da Apple e da App Store são os visados. E mais particularmente este “imposto discriminatório” de 30% nas compras de assinaturas quando feito através do sistema de pagamento da Apple.

Segundo a plataforma, esse custo adicional para a assinatura através da App Store favorece à Apple Music: “Essa taxa força-nos a aumentar artificialmente o preço da nossa assinatura Premium bem acima do preço da Apple Music. Para que os nossos preços permaneçam competitivos para os nossos clientes, não podemos fazê-lo” , disse Daniel Ek, CEO da Spotify.

A Apple relembra no seu comunicado que essa comissão de 30% em compras na aplicação diminui para 15% após o primeiro ano. Segundo a empresa de Cupertino, para Spotify, a punção de 15% nas taxas de assinatura diz respeito a cerca de 680 mil assinantes pagantes. E na assinatura ao vivo no Spotify, a Apple não toca em nada. Este royalty de 15% afeta os 680.000 utilizadores inscritos através da App Store entre 2014 e 2016 – o recurso foi removido pelo Spotify em 2016 -. Isso é menos de 1% dos 100 milhões de assinantes pagos pelo Spotify.

Esses números também apontam que o Spotify não paga royalties de 30%, a taxa que o Spotify insiste, e nenhum royalty para os assinantes desde 2016.

Esse é o contexto. Sem questionar as críticas do Spotify e as suas motivações para o desaparecimento do pagamento na aplicação da App Store.

Esta parece uma daquelas “guerras” que vai durar alguns anos.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.