Queixa do Spotify faz com que Apple seja investigada pela UE

Queixa do Spotify faz com que Apple seja investigada pela UE

7 Maio, 2019 0 Por Joel Pinto

O Spotify é garantidamente o "maior player" de streaming de áudio, e tem sido extremamente bem-sucedido, alcançando 100 milhões de assinantes pagos. No entanto, num passado recente, teve alguns contratempos que faz com que a empresa tenha alguns problemas com a Apple. Aparentemente, a Apple cobra uma comissão de 30% pelo Spotify na sua App Store. Isso significa que o Spotify tem que cobrar aos assinantes premium mais do que normalmente cobra. O Spotify afirma isso como injusto numa tentativa da Apple de promover a sua própria aplicação de música chamado Apple Music.

E para quem não está ciente do que se trata, se hoje assinar o Spotify Premium através da App Store, e pagar €7 pedidos pela empresa, então 30% desse valor, vão directamente para a Apple. Até aqui nada de anormal, uma vez que a Apple foi o intermediário deste negocio. O que não é normal, é que a Apple cobra os tais 30% sobre tudo o que gastar no Spotify... ou seja, se ficar 24 meses com o serviço activo, todos os meses e durante 24 meses, a Apple retém 30% do que paga pelo serviço... a meu ver injusto, porque ou a Spotify paga os tais 30%, ou desaparece completamente dos dispositivos Apple... já que somente via App Store se consegue instalar aplicações nesse sistema.

Agora, parece que a Comissão Europeia (UE) recebeu, e levou a sério, a queixa do Spotify, uma vez que agora vai investigar mais sobre essa disputa. Graças a informações do Financial Times, ficamos a saber que a UE investigará a Apple em relação a essa questão. Segundo o CEO da Spotify, Daniel EK, a política da Apple confere-lhe uma “vantagem injusta”. O Spotify tem a opção de não receber pagamentos via App Store, da Apple. No entanto, fazer isso sujeitará o Spotify a uma série de factores limitantes técnicos e de experiência.

O Spotify recorreu, e bem, às entidade competentes da UE, uma vez que tem autoridade para mudar as práticas comerciais e até aplicar multas de até 10% por práticas ilegais. Nos últimos anos, a Apple encontrou-se em algumas disputas, mas sempre se conseguiu manter à tona, mas sinceramente, não acredito que algo não vá mudar com esta queixa.

 

VIA

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.